Buscar

Meu Carrinho ()

Finalizar Compra Continuar Comprando

100 ideias para ensinar filosofia e etica

Como ensinar uma disciplina que nao tem respostas certas? Os conceitos filosoficos e eticos podem ser dificeis de compreender para alunos que nunca lidaram com eles, assim como pode ser dificil analisar argumentos de grande complexidade. O novo livro de John L. Taylor lhe ajudara a atrair a sua turma e fazer com que os alunos leiam, escrevam, conversem e pensem filosoficamente.

Por: R$ 32,90

Preço a vista: R$ 32,90

Comprar
Adicionar ao carrinho

Calcule o frete e prazo de entrega.

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Compartilhe:

Aproveite e Compre Junto

Detalhes do produto

Especificações

SumarioAgradecimentos, 9
Introducao, 11
Como usar este livro, 13
Parte 1 – Pontos de partida, 15
1 Ensinar filosoficamente, 16
2 Uma visita guiada a terra da filosofia, 17
3 E bom conversar, 18
4 Filosofia de pontacabeca, 19
5 O poder dos podcasts, 20
6 Leitura facil, 21
7 Saindo da pista, 22
8 Faca uma pergunta engracada, 23
9 Modelar o pensamento, 24
10 A sala de aula filosofica, 25
11 O valor da filosofia, 26
12 Aulas com dois objetivos, 27
Parte 2 – Encorajar a pesquisa, 29
13 Eleusis, 30
14 Filosofia experimental, 31
15 Desvendando o misterio, 32
16 O metodo da duvida, 33
17 Jogo de paradoxos, 34
18 Fazendo a filosofia virar realidade, 36
9 Tempo de sonhar, 37
20 Filosofia no cinema, 38
21 Uma teia de ilusao, 39
22 Imagens filosoficas, 40
23 Experimentando com o pensamento, 41
24 Mundos possiveis, 42
25 Experimentos de pensamento no mundo real, 43
26 O poder das historias, 44
27 Da historia ao argumento, 45
28 Explanacao genealogica, 46
29 Etica do cotidiano, 47
30 Da vida comum a metafisica, 48
31 Onde nos encaixamos?, 50
32 Desfile de identidades, 51
33 Usando Moocs, 52
Parte 3 – Falando de filosofia, 53
34 Onde voce vai se sentar?, 54
35 Moscao socratico, 55
36 Investigacao socratica, 56
37 Lidando com os extremos, 57
38 Jogos cerebrais, 58
39 Da discussao ao debate, 59
40 Preparacao do debate, 60
41 Como realizar um debate formal, 62
42 Realizacao de tutoriais, 64
43 Seminarios dirigidos pelos allunos, 65
44 Habilidades de apresentacao oral, 66
45 Faca a conversa continuar, 67
Parte 4 – Leitura e pesquisa, 69
46 Andaimaria filosofica, 70
47 Identificacao do argumento, 71
48 Os cinco Ws, 72
49 Citacoes e bibliografias faceis, 73
50 A chave, 74
51 O foguete de pesquisa de duas etapas, 75
52 Vox populi, 76
53 Hora de perguntar, 77
Parte 5 – Argumento filosofico, 79
54 O que isso significa?, 80
55 Mapeamento de conceitos, 81
56 Comparar e contrastar, 82
57 Ajuste das definicoes, 83
58 Trincas de palavras, 84
59 Da para movimentar o universo?, 85
60 A linguagem do argumento, 86
61 Em busca do cisne negro, 87
62 Guia do carona para a falacia, 88
63 Mapeamento de argumentos, 89
64 Elaboracao de argumentos, 90
65 Lego filosofico, 92
66 Defina um enfoque, 94
67 Fazer os enfoques funcionarem, 95
68 O metodo da contestacao, 96
69 Formalizacao de argumentos, 97
70 Mas o que eu acho mesmo?, 98
Parte 6 – Escrevendo filosofia, 99
71 Escrita fluente, 100
72 Ensaios com ACA, 101
73 O principio de caridade, 102
74 Feal nesses paragrafos, 104
75 O leque de opinioes, 105
76 Desenvolver uma linha de argumentacao, 106
77 Ensino do registro academico, 107
78 Frases sinalizadoras, 108
79 Comecar bem, 109
80 Terminar bem, 110
81 Pensar no leitor, 111
Parte 7 – Projetos de filosofia, 113
82 O poder dos projetos, 114
83 Faca a pergunta correta, 115
84 Escreva enquanto avanca no trabalho, 116
85 Registros de supervisao, 117
86 Diarios para metacognicao, 118
87 Tematica ou cronologica?, 120
88 Da descricao a avaliacao, 121
89 Refacao!, 122
90 Trabalho em andamento, 123
91 Projetos bemapresentados, 124
Parte 8 – Para alem da sala de aula de filosofia, 125
92 Conduzir um clube de filosofia, 126
93 Palestrantes convidados, 127
94 Apresentacoes vigorosas, 128
95 Um AVA de filosofia, 129
96 Realizar discussoes online, 130
97 Cafe filosofico, 131
98 Incursao filosofica, 132
99 Organize um grupo de filosofia para professores, 133
100 Inspiracoes filosoficas, 134
ISBN8532652743
Dimensoes12.0cm x 19.5cm x 0.7cm
IdiomaPortugues
Edicao1
NrPaginas136

especificação

Editorae
Selo EditorialEditora Vozes
AutorJohn L. Taylor
Como ensinar uma disciplina que nao tem respostas certas? Os conceitos filosoficos e eticos podem ser dificeis de compreender para alunos que nunca lidaram com eles, assim como pode ser dificil analisar argumentos de grande complexidade. O novo livro de John L. Taylor lhe ajudara a atrair a sua turma e fazer com que os alunos leiam, escrevam, conversem e pensem filosoficamente.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos consumidores