Buscar

Meu Carrinho ()

Finalizar Compra Continuar Comprando

Didática e fazeres-saberes pedagógicos

De: R$ 55,00Por: R$ 52,25ou X de

Economia de R$ 2,75

Comprar
Adicionar ao carrinho

Calcule o frete e prazo de entrega.

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Compartilhe:

Aproveite e Compre Junto

Detalhes do produto

Especificações

ISBN9786557130506
Dimensoes23cm x 16cm x 1,3cm - 410g
Edicao1
NrPaginas296

especificação

AutorGiseli Barreto da Cruz/ Claudia Fernandes/Vera Maria Candau
Selo EditorialEditora Vozes
TemasEducação e Pedagogia, Metodologia de Estudos
Em torno do tema Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas, suas falas, tecidas no seio de uma consistente trajetória de estudos e pesquisas no campo, cumprem uma dupla finalidade: celebrar a vigésima edição do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, amplamente conhecido como Endipe, do qual boa parte teve a chance de coordenar uma das edições, e oferecer uma reflexão crítica sobre o ensino e a pesquisa na área. O livro organiza-se em duas partes: na primeira, são discutidos aspectos históricos, epistemológicos, políticos e prospectivos da área com acentuada ênfase no seu compromisso com a Educação e com a luta democrática; na segunda, o debate continua, porém com um apelo maior às questões que interpelam as relações entre Didática, Currículo e Formação de Professores.

Sumário

Apresentação, 7
Vera Maria Candau, Giseli Barreto da Cruz e Claudia Fernandes
Parte I – Didática e fazeres-saberes pedagógicos: questões históricas,
epistemológicas e políticas, 15
1 Qual a contribuição dos Endipes para a educação brasileira? Reflexões em
torno de uma trajetória, 17
Maria Isabel da Cunha
2 Didática: revisitando uma trajetória, 22
Vera Maria Candau
3 Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos,
insurgências e políticas, 33
Vera Maria Candau
4 Implicações epistemológicas no campo teórico, investigativo e profissional
da Didática e desafios políticos e pedagógico-didáticos em face do desmonte da
educação pública, 48
José Carlos Libâneo
5 A questão da epistemologia e suas implicações a uma episteme didática:
apontamentos preliminares, 65
Evandro Ghedin
6 Educação escolar e sociedade democrática: o impacto dos Endipes no
movimento da Didática em busca de um projeto de escola pública, 87
José Carlos Libâneo
7 A Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil – Guinada
ao neotecnicismo no contexto da mercadorização da educação pública, 104
Selma Garrido Pimenta e José Leonardo Rolim de Lima Severo
8 Sala de aula democrática: tempo e espaço do conhecimento, 121
Lilian Anna Wachowicz, Pura Lúcia Martins e Joana Paulin Romanowiski
9 Didática, formação e trabalho docente: convergências e tensões no campo da
formação e do trabalho docente, 136
Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben
10 Didática, formação e trabalho docente: relações com o conhecimento, 146
Alda Junqueira Marin
11 A Didática e a Prática de Ensino: questões contemporâneas em debate, 158
Maria do Socorro Lucena Lima e Isabel Maria Sabino de Farias
12 Desafios políticos da docência: raça, subalternidade, performatividade, 177
Silas Borges Monteiro
13 Para onde vai a Didática? – O enfrentamento às abordagens teóricas e
desafios políticos da atualidade, 198
Cristina d’Ávila
Parte II – Didática, currículo e formação de professores: relações históricas
e emancipadoras, 211
14 Didática, Currículo e Formação de Professores: relações históricas e
emancipadoras, 213
Maria Rita Neto Sales Oliveira
15 Didática e Formação de Professores: caminhos e construção
emancipatória, 230
Bernardete A. Gatti
16 Por uma relação outra entre Didática, Currículo, Avaliação e qualidade da
educação básica, 246
Lucíola Licínio Santos
17 Didática da Educação Superior: construindo, caminhos para a prática
pedagógica, 258
Ilma Passos Alencastro Veiga
18 Explorando o campo de conhecimento da Educação em perspectiva internacional, 272
Menga Lüdke

Avaliações do Produto

Dúvidas dos consumidores