De: R$ 46,00Por: R$ 43,70ou X de
Preço a vista: R$ 43,70
Economia de R$ 2,30Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Compartilhe:
Sumario | Prefacio, 9 Apresentacao, 13 Introducao, 15 1 Epistemologia: bases conceituais, 17 1.1 Epistemologia: conceito etimologico e definicoes, 17 1.2 Distincao entre epistemologia e Teoria do Conhecimento, 18 1.3 Conceitos fundamentais ao estudo da epistemologia, 20 2 A filosofia como ciencia: racionalidade classica, 26 2.1 Ciencia e processo de investigacao dos gregos, 26 2.2 Principios do pensamento metafisico, 34 2.3 A educacao na Antiguidade, 36 3 Periodo medieval: racionalidade teologica, 42 3.1 Racionalidade teologica: a ciencia baseada na revelacao divina, 42 3.2 A educacao no cristianismo, 47 4 Ciencia positiva: racionalidade moderna, 51 4.1 O inicio historico da Modernidade, 51 4.2 Racionalidade moderna: principio da subjetividade, 53 4.3 A construcao da subjetividade no pensamento moderno, 54 4.3.1 Descartes: subjetividade no cogito, 55 4.3.2 Kant: subjetividade transcendental, 59 4.3.3 Hegel: consciencia absoluta, 64 4.4 Crise filosofica do sujeito consciente, 68 4.5 Pensamento moderno: racionalidade tecnica e ciencia positiva, 72 4.6 A questao do metodo: nova logica de procedimento cientifico, 72 4.6.1 Francis Bacon (15611626), 72 4.6.2 Galileu Galilei (15641642), 76 4.6.3 Augusto Comte (17981857), 77 4.7 Criticas ao paradigma positivista da ciencia moderna, 79 5 O olhar dusseliano sobre a Modernidade: eurocentrismo, mito e eticidade, 86 5.1 Modernidade: visao eurocentrica, 86 5.2 Mito da Modernidade, 88 5.3 Da Modernidade para a Transmodernidade: da razao emancipadora para a razao libertadora, 89 5.4 A educacao na Modernidade, 92 6 Racionalidade cientifica emergente, 97 6.1 A ideia de Posmodernidade, 98 6.2 A crise do paradigma moderno no olhar de Boaventura de Sousa Santos, 102 6.3 O paradigma cientifico emergente, 103 6.4 Paradigmas educacionais emergentes, 113 6.4.1 Castoriadis: educacao na abordagem sociohistorica, 113 6.4.2 Edgar Morin: educacao para a condicao humana, 116 6.4.3 Boaventura de Sousa Santos: educacao emancipatoria e multicultural, 117 6.4.4 Peter McLaren: educacao multicultural, 119 6.4.5 Moraes: caracteristicas do paradigma educacionalemergente, 120 Consideracoes finais, 123 Referencias, 127 |
---|---|
ISBN | 8532651941 |
Dimensoes | 16.0cm x 23.0cm x 0.6cm |
Idioma | Portugues |
Edicao | 1 |
NrPaginas | 136 |
Editora | Editora Vozes |
---|---|
Autor | Ivanilde Apoluceno de Oliveira |