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Politicas educacionais e a reestruturacao da profissao do

Este livro e resultado de um trabalho em rede que tem como objetivo produzir estudos comparados que buscam compreender a circulacao de politicas educacionais em ambito internacional. Parte da premissa de que a implementacao de um repertorio de tecnologias e politicas, sobre as quais as organizacoes internacionais jogam um papel importante em sua difusao no plano internacional, tem tido repercussao direta sobre os sistemas educacionais em diferentes paises do mundo. A assimilacao e interpretacao desse repertorio apresenta variacoes de acordo com os contextos de cada pais, exigindo o conhecimento mais cuidadoso de cada realidade nacional em diferentes dimensoes. Assim, este livro reune estudos baseados em diferentes realidades nacionais em distintas partes do mundo com o proposito de fornecer um conjunto de contribuicoes que nos ajudam a entender esse amplo movimento de circulacao de politicas internacionais que impactam sobre a profissao docente na atualidade, promovendo sua reestruturacao.

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Especificações

SumarioApresentacao, 7
Dalila Andrade Oliveira
Prefacio, 17
Noah W. Sobe
1 Infusao suave – A construcao dos professores no ambito do Pisa, 21
Christina Elde Mlstad, Daniel Pettersson e Tine S. Pritz
2 Politicas de profissionalizacao do ensino – Desenvolvimento
contemporaneo e variacoes de usos, 39
Regis Malet
3 Os inspetores da educacao na Europa – Rumo a um profissionalismo
organizacional?, 64
Xavier Pons
4 Mudancas na governacao das escolas e a reconfiguracao do trabalho e
das identidades dos diretores escolares em Portugal, 83
Sofia Viseu e Luis Miguel Carvalho
5 Politicas educacionais, profissao docente e formacao de professores na
Alemanha – O mosaico de 16 pecas em constante evolucao, 101
Pierre Tulowitzki, Michael Kruger e Marvin Roller
6 Politicas de formacao e trabalho docente na Argentina a partir da
mudanca de seculo, 123
Myriam Feldfeber
7 Entre evidencebased education e julgamento profissional – Qual futuro
para os professores e seus saberes?, 143
Vincent Dupriez e Branka Cattonar
8 Nova Gestao Publica e seus efeitos na profissao docente – Tendencias
recentes na Espanha e Catalunha, 162
Antoni Verger e Marcel Pages
9 Comparacao e afericao como elementoschave de processos de gestao
nas escolas norueguesas, 184
Guri Skedsmo
10 Reestruturacao da profissao educacional na Dinamarca, 209
Annette Rasmussen e Palle Rasmussen
11 Uma perspectiva possocialista sobre a cultura de auditoria – Mudanca
de praticas e subjetividades de professores de escola de uma regiao da
Russia, 227
Galina Gurova e Nelli Piattoeva
12 Gerencialismo neoliberal e profissionalizacao em escolas dos Estados
Unidos, 248
Rick Mintrop
13 A profissao docente no contexto da Nova Gestao Publica no Brasil, 271
Dalila Andrade Oliveira
14 Lideranca e Nova Gestao Publica – A dimensao profissional esquecida
das organizacoes escolares, 301
Romuald Normand
15 Superar o profissionalismo fragmentado? – A responsabilizacao no
aperfeicoamento da formacao dos professores na Italia, 319
Monica Mincu
16 Regulamentacoes trabalhistas e subjetividade dos professores num
contexto de politicas de padronizacao e responsabilizacao no Chile, 333
Jenny Assael e Rodrigo Cornejo
17 Neoliberalismo e nova acao publica na educacao em Quebec –
Mudancas na cultura da escola primaria e identidades docentes?, 349
Louis LeVasseur e Melanie Bedard
Sobre os autores, 367
ISBN8532662544
Dimensoes16.0cm x 23.0cm x 1.6cm
Edicao1
NrPaginas376

especificação

Selo EditorialEditora Vozes
AutorVarios
TemasEducação e Pedagogia, Metodologia de Estudos
Este livro e resultado de um trabalho em rede que tem como objetivo produzir estudos comparados que buscam compreender a circulacao de politicas educacionais em ambito internacional. Parte da premissa de que a implementacao de um repertorio de tecnologias e politicas, sobre as quais as organizacoes internacionais jogam um papel importante em sua difusao no plano internacional, tem tido repercussao direta sobre os sistemas educacionais em diferentes paises do mundo. A assimilacao e interpretacao desse repertorio apresenta variacoes de acordo com os contextos de cada pais, exigindo o conhecimento mais cuidadoso de cada realidade nacional em diferentes dimensoes. Assim, este livro reune estudos baseados em diferentes realidades nacionais em distintas partes do mundo com o proposito de fornecer um conjunto de contribuicoes que nos ajudam a entender esse amplo movimento de circulacao de politicas internacionais que impactam sobre a profissao docente na atualidade, promovendo sua reestruturacao.

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