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Psicologia na formação religiosa e presbiteral (A)

Este livro tem por alicerce o pensamento existencialista de Frankl, que compreende o ser humano como um ser além de si, para fora de si. Em outras palavras, o ser humano tem uma maneira peculiar de existir: ele é, não sendo a si mesmo. Essa base existencialista aborda a crise existencial, a angústia, a solidão, a liberdade, o sentido, a temporalidade no existir do ser humano. Pelo fato de ele ser consciente de que está envolto nessas muitas possibilidades, faz-se necessário lidar com todas essas condições de ser um ser-no-mundo. Com efeito, o observatório descreve as contribuições da Antropologia frankliana mediante os Pilares da Logoterapia e da Análise Existencial: Liberdade de Vontade, Vontade de Sentido e Sentido da Vida. (Trecho retirado da obra)

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Resumo

Sumário

Ficha técnica

Especificações

SumarioApresentacao, 7
Prefacio, 11
Introducao, 13
Parte I – A posicao da Igreja sobre o uso da psicologia na formacao, 23
1 Utilizacao da psicologia na formacao ao sacerdocio e a vida consagrada, 25
2 As estruturas de personalidade e a relacao formador-formando, 33
3 O espaco-tempo na percepcao de formandos e formadores, 41
4 Para que o processo formativo?, 46
Parte II – Os processos subjetivos hipermodernos, 55
5 Reflexoes sobre as subjetividades na Hipermodernidade, 57
6 Influencias das relacoes liquidas na constituicao da subjetividade dos
educandos, 80
7 A letargia espiritual e o processo de formacao hipermoderno, 98
8 Percepcoes do significado do tempo para si, 115
Parte III – Contribuicoes do pensamento antropologico de Frankl, 135
9 Realidade social, politica e cultural do pensamento de Viktor Frankl, 137
10 Antropologia analitico-existencial de Frankl, 149
11 Analise Existencial em Viktor Frankl, 156
12 Vazio existencial em Frankl, 166
13 Formar para a vontade de sentido, 170
14 Formar para o sentido da vida, 181
Parte IV – O processo formativo ante os aportes da Analise Existencial
frankliana, 185
15 A funcao do formador na Hipermodernidade, 187
16 Uma pedagogia inspirada na Analise Existencial de Viktor Frankl, 190
17 Qualidades do formador a luz da antropologia de Viktor Frankl, 203
18 Atitudes logoeducativas inspiradas pela antropologia frankliana, 214
Parte V – Dimensoes da existencia humana na perspectiva
analitico-existencial de Frankl, 227
19 Dimensao religiosa-espiritual, 229
20 Resiliencia: a dimensao noetica da pessoa humana, 236
21 Sexualidade amadurecida: a pessoa ama e se deixa amar, 245
22 As dimensoes formativas orientadas pela logoeducacao, 256
Indicacoes conclusivas, 269
Posfacio, 277
Anexo – Orientacoes para a utilizacao das competencias psicologicas na
admissao e na formacao dos candidatos ao sacerdocio, 289
Referencias, 305
ISBN9786557130155
Dimensoes16.0cm x 23.0cm x 1.4cm
Edicao1
NrPaginas320

especificação

AutorFrancisco Antonio Francileudo,
Apresentação, 7
Prefácio, 11
Introdução, 13
Parte I – A posição da Igreja sobre o uso da psicologia na formação, 23
1 Utilização da psicologia na formação ao sacerdócio e à vida consagrada, 25
2 As estruturas de personalidade e a relação formador-formando, 33
3 O espaço-tempo na percepção de formandos e formadores, 41
4 Para que o processo formativo?, 46
Parte II – Os processos subjetivos hipermodernos, 55
5 Reflexões sobre as subjetividades na Hipermodernidade, 57
6 Influências das relações líquidas na constituição da subjetividade dos
educandos, 80
7 A letargia espiritual e o processo de formação hipermoderno, 98
8 Percepções do significado do tempo para si, 115
Parte III – Contribuições do pensamento antropológico de Frankl, 135
9 Realidade social, política e cultural do pensamento de Viktor Frankl, 137
10 Antropologia analítico-existencial de Frankl, 149
11 Análise Existencial em Viktor Frankl, 156
12 Vazio existencial em Frankl, 166
13 Formar para a vontade de sentido, 170
14 Formar para o sentido da vida, 181
Parte IV – O processo formativo ante os aportes da Análise Existencial
frankliana, 185
15 A função do formador na Hipermodernidade, 187
16 Uma pedagogia inspirada na Análise Existencial de Viktor Frankl, 190
17 Qualidades do formador à luz da antropologia de Viktor Frankl, 203
18 Atitudes logoeducativas inspiradas pela antropologia frankliana, 214
Parte V – Dimensões da existência humana na perspectiva
analítico-existencial de Frankl, 227
19 Dimensão religiosa-espiritual, 229
20 Resiliência: a dimensão noética da pessoa humana, 236
21 Sexualidade amadurecida: a pessoa ama e se deixa amar, 245
22 As dimensões formativas orientadas pela logoeducação, 256
Indicações conclusivas, 269
Posfácio, 277
Anexo – Orientações para a utilização das competências psicológicas na
admissão e na formação dos candidatos ao sacerdócio, 289
Referências, 305

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