Reprodução (A) - livrariavozes
Buscar

Meu Carrinho ()

Finalizar Compra Continuar Comprando

Reprodução (A)

A reprodução do sistema de ensino como instituição relativamente autônoma permite, por sua vez, a reprodução da cultura dominante, e essa reprodução cultural reforça como poder simbólico a reprodução contínua das relações de força no seio da sociedade. Bourdieu e Passeron defendem esta tese com um rigor e um esforço de conceitualização teórica raramente igualados nas pesquisas sociológicas contemporâneas.

Ver mais informações

De: R$ 95,00Por: R$ 80,75ou X de

Economia de R$ 14,25

Comprar
Adicionar ao carrinho

Calcule o frete e prazo de entrega.

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Compartilhe:

Aproveite e Compre Junto

Detalhes do produto

Resumo

Sumário

Ficha técnica

Especificações

SumarioApresentacao da colecao (Antonio Joaquim Severino), 9
Apresentacao (Nadia Gaiofatto Goncalves), 11
Prefacio, 15
Livro 1. Fundamentos de uma teoria da violencia simbolica, 21
Livro 2. A manutencao da ordem, 91
Capitulo 1. Capital cultural e comunicacao pedagogica, 93
Desigualdades ante a selecao e desigualdades de selecao, 95
Da logica do sistema a logica de suas transformacoes, 119
Capitulo 2. Tradicao erudita e conservacao social, 135
Autoridade pedagogica e autoridade da linguagem, 136
Linguagem e relacao com a linguagem, 145
Conversacao e conservacao, 158
Capitulo 3. Eliminacao e selecao, 168
O exame na estrutura e na historia do sistema de ensino, 169
Exame e eliminacao sem exame, 186
Selecao tecnica e selecao social, 202
Capitulo 4. A dependencia pela independencia, 207
As funcoes particulares do “interesse geral”, 210
A indiferenciacao das funcoes e a indiferenca as diferencas, 219
A funcao ideologica do sistema de ensino, 228
Apendice – A evolucao da estrutura das oportunidades de acesso ao
ensino superior: deformacao ou translacao?, 253
Indice de temas e de nomes, 267
ISBN9788532636515
Dimensoes12.5cm x 19.0cm x 1.5cm
IdiomaPortugues
Edicao7
NrPaginas280

especificação

AutorJean-Claude Passeron, Pierre Bourdieu,
EditoraEditora Vozes
ColecoesTEXTOS FUNDANTES DE EDUCACAO
Apresentação da coleção (Antônio Joaquim Severino), 9
Apresentação (Nadia Gaiofatto Gonçalves), 11
Prefácio, 15
Livro 1. Fundamentos de uma teoria da violência simbólica, 21
Livro 2. A manutenção da ordem, 91
Capítulo 1. Capital cultural e comunicação pedagógica, 93
Desigualdades ante a seleção e desigualdades de seleção, 95
Da lógica do sistema à lógica de suas transformações, 119
Capítulo 2. Tradição erudita e conservação social, 135
Autoridade pedagógica e autoridade da linguagem, 136
Linguagem e relação com a linguagem, 145
Conversação e conservação, 158
Capítulo 3. Eliminação e seleção, 168
O exame na estrutura e na história do sistema de ensino, 169
Exame e eliminação sem exame, 186
Seleção técnica e seleção social, 202
Capítulo 4. A dependência pela independência, 207
As funções particulares do “interesse geral”, 210
A indiferenciação das funções e a indiferença às diferenças, 219
A função ideológica do sistema de ensino, 228
Apêndice – A evolução da estrutura das oportunidades de acesso ao
ensino superior: deformação ou translação?, 253
Índice de temas e de nomes, 267

Avaliações do Produto

Dúvidas dos consumidores

Quem viu, viu também