Teoria das mídias digitais - livrariavozes
Buscar

Meu Carrinho ()

Finalizar Compra Continuar Comprando

Teoria das mídias digitais

Esta obra se dedica a fazer um mapeamento dos conceitos e das teorias relacionadas à cibercultura, cultura digital, internet ou mídias digitais, inspirado em dezenas de autores e apresenta - além dos conceitos-chave e conceitos básicos - os eixos temáticos da teoria das mídias digitais em comunicação. Tematiza os conceitos básicos, as redes sociais, as mídias digitais e o espaço público, a vida conectada, as formas das mídias digitais, a teoria do meio, as linguagens, a mediação e mediatização e, por último, a crítica das práticas.

Ver mais informações

Por: R$ 95,00ou X de

Comprar
Adicionar ao carrinho

Calcule o frete e prazo de entrega.

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Compartilhe:

Aproveite e Compre Junto

Detalhes do produto

Resumo

Sumário

Ficha técnica

Especificações

SumarioIntroducao, 9
I. Conceitos basicos, 19
1 Cyber, o conceito de Norbert Wiener, 21
2 Bits de informacao e midias digitais, 24
3 Cibercultura, tecnologia e inteligencia: Pierre Levy, 27
4 A cultura da convergencia de Henry Jenkins, 34
5 Michael Heim: a filosofia do mundo virtual conectado, 40
6 Howard Rheingold e o conceito de comunidade virtual, 44
7 Cibercultura e Estudos Culturais: Pryan Nayar, 49
II. Redes sociais, 55
1 Alguns conceitos iniciais, 55
2 O estudo pioneiro de J.A. Barnes, 60
3 A estrutura sem centro: as arquiteturas de redes de Paul Baran, 64
4 A forca dos lacos fracos: a Teoria das Redes de Mark Granovetter, 68
5 Capital social e poder no modelo de combinatorio de rede de Merckle, 72
6 A capacidade das conexoes em rede: o experimento de Sacks e Graves, 76
7 Como as redes crescem: a perspectiva de Albert-Laszlo Barabasi, 79
III. Midias digitais, espaco publico e democracia, 83
1 As politicas do virtual, 85
2 A Esfera Publica e a internet, 90
3 A politica da sociedade em rede: Manuel Castells, 99
4 Da Esfera Publica as esferas publicas: Peter Dahlgren, 108
5 A Esfera Publica conectada de Yochai Benkler, 112
6 Os limites da Esfera Publica virtual: Zizi Papacharissi, 116
IV. Ambientes: a vida conectada, 121
1 A Teoria da Solidao Conectada de Sherry Turkle, 123
2 A cultura digital nas relacoes cotidianas: Lee Siegel, 127
3 A Teoria da Proximidade Eletronica de Human e Lane, 130
4 A sos com todo mundo: a vida a dois nas pesquisas de Christine Linke, 133
5 “E se Romeu e Julieta tivessem smartphones?”: a proposta de Wellman, 137
6 A forca das conexoes em grupo: Clay Shirky, 143
V. Cultura: as formas das midias digitais, 149
1 Games, narrativas conectadas, 151
2 Da audiencia ativa a audiencia produtiva: a cultura dos fas e do fandom, 157
3 Reality TV e midias digitais, 163
4 Blogs, entre o publico e o privado, 169
5 Celebridades, microcelebridades, webcelebridades, 173
6 Memes e virais, replicacoes e cultura, 177
VI. A Teoria do Meio: dos meios as mensagens, 183
1 Teoria do Meio, 185
2 Harold Innis: a historia dos meios como historia da cultura, 188
3 McLuhan: a vida eletronica em uma aldeia global, 193
4 Ambiente, canal, linguagem: as midias para Joshua Meyrowitz, 199
5 A conexao corpo-tecnologia: Derrick de Kerckhove, 204
VII. Linguagens: O que as midias digitais tem a dizer?, 209
1 As linguagens das midias digitais em Lev Manovich, 211
2 A Teoria da Remediacao de Bolter e Grusin, 221
3 Interfaces: ver, ouvir, sentir a linguagem digital, 226
4 Ler as linguagens digitais: um caminho da media literacy, 230
VIII. Mediacao e mediatizacao da sociedade, 233
1 Mediacoes & mediatizacao: explorando o terreno conceitual, 235
2 A Teoria da Mediatizacao de Stig Hjarvard, 239
3 A vida mediada: Sonia Livingstone e “a mediacao de tudo”, 243
4 Bem-vindo a Mediapolis, 247
IX. A critica das praticas, uma trilha de 3.000 anos, 250
1 Platao e os limites da tecnologia de comunicacao, 253
2 Rastros, vigilancia, controles: entre o publico e o privado, 256
3 O simulacro do real antes do virtual, 260
4 O culto do amador: a perspectiva apocaliptica de Andrew Keen, 264
5 Dominique Wolton e os limites da comunicacao na internet, 268
Conexoes finais, 271
Referencias, 273
ISBN9788532647405
Dimensoes16.0cm x 23.0cm x 1.3cm
IdiomaPortugues
Edicao2
NrPaginas296

especificação

AutorLuis Mauro Sa Martino,
EditoraEditora Vozes
Introdução, 9
I. Conceitos básicos, 19
1 Cyber, o conceito de Norbert Wiener, 21
2 Bits de informação e mídias digitais, 24
3 Cibercultura, tecnologia e inteligência: Pierre Lévy, 27
4 A cultura da convergência de Henry Jenkins, 34
5 Michael Heim: a filosofia do mundo virtual conectado, 40
6 Howard Rheingold e o conceito de comunidade virtual, 44
7 Cibercultura e Estudos Culturais: Pryan Nayar, 49
II. Redes sociais, 55
1 Alguns conceitos iniciais, 55
2 O estudo pioneiro de J.A. Barnes, 60
3 A estrutura sem centro: as arquiteturas de redes de Paul Baran, 64
4 A força dos laços fracos: a Teoria das Redes de Mark Granovetter, 68
5 Capital social e poder no modelo de combinatório de rede de Mercklé, 72
6 A capacidade das conexões em rede: o experimento de Sacks e Graves, 76
7 Como as redes crescem: a perspectiva de Albert-László Barabási, 79
III. Mídias digitais, espaço público e democracia, 83
1 As políticas do virtual, 85
2 A Esfera Pública e a internet, 90
3 A política da sociedade em rede: Manuel Castells, 99
4 Da Esfera Pública às esferas públicas: Peter Dahlgren, 108
5 A Esfera Pública conectada de Yochai Benkler, 112
6 Os limites da Esfera Pública virtual: Zizi Papacharissi, 116
IV. Ambientes: a vida conectada, 121
1 A Teoria da Solidão Conectada de Sherry Turkle, 123
2 A cultura digital nas relações cotidianas: Lee Siegel, 127
3 A Teoria da Proximidade Eletrônica de Human e Lane, 130
4 A sós com todo mundo: a vida a dois nas pesquisas de Christine Linke, 133
5 “E se Romeu e Julieta tivessem smartphones?”: a proposta de Wellman, 137
6 A força das conexões em grupo: Clay Shirky, 143
V. Cultura: as formas das mídias digitais, 149
1 Games, narrativas conectadas, 151
2 Da audiência ativa à audiência produtiva: a cultura dos fãs e do fandom, 157
3 Reality TV e mídias digitais, 163
4 Blogs, entre o público e o privado, 169
5 Celebridades, microcelebridades, webcelebridades, 173
6 Memes e virais, replicações e cultura, 177
VI. A Teoria do Meio: dos meios às mensagens, 183
1 Teoria do Meio, 185
2 Harold Innis: a história dos meios como história da cultura, 188
3 McLuhan: a vida eletrônica em uma aldeia global, 193
4 Ambiente, canal, linguagem: as mídias para Joshua Meyrowitz, 199
5 A conexão corpo-tecnologia: Derrick de Kerckhove, 204
VII. Linguagens: O que as mídias digitais têm a dizer?, 209
1 As linguagens das mídias digitais em Lev Manovich, 211
2 A Teoria da Remediação de Bolter e Grusin, 221
3 Interfaces: ver, ouvir, sentir a linguagem digital, 226
4 Ler as linguagens digitais: um caminho da media literacy, 230
VIII. Mediação e mediatização da sociedade, 233
1 Mediações & mediatização: explorando o terreno conceitual, 235
2 A Teoria da Mediatização de Stig Hjarvard, 239
3 A vida mediada: Sonia Livingstone e “a mediação de tudo”, 243
4 Bem-vindo a Mediapolis, 247
IX. A crítica das práticas, uma trilha de 3.000 anos, 250
1 Platão e os limites da tecnologia de comunicação, 253
2 Rastros, vigilância, controles: entre o público e o privado, 256
3 O simulacro do real antes do virtual, 260
4 O culto do amador: a perspectiva apocalíptica de Andrew Keen, 264
5 Dominique Wolton e os limites da comunicação na internet, 268
Conexões finais, 271
Referências, 273

Avaliações do Produto

Dúvidas dos consumidores

Quem viu, viu também