Uso de textos na alfabetização - livrariavozes
Buscar

Meu Carrinho ()

Finalizar Compra Continuar Comprando

Uso de textos na alfabetização

Este livro reúne de modo fundamentado sugestões de práticas de alfabetização de crianças, jovens e adultos e apresenta fundamentação teórica e propostas práticas de alfabetização com textos de diversos gêneros textuais, visando contribuir com a formação inicial e continuada do professor.

Ver mais informações

Por: R$ 38,00

Preço a vista: R$ 38,00

Comprar
Adicionar ao carrinho

Calcule o frete e prazo de entrega.

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Compartilhe:

Aproveite e Compre Junto

Detalhes do produto

Resumo

Sumário

Ficha técnica

Especificações

SumarioEntre afetos e alfabetos, 11
1 O professor-pesquisador e os projetos em alfabetizacao
na formacao inicial e continuada, 15
Formacao inicial e continuada: o estagio e a acao docente
como pratica social, 15
A pesquisa no estagio e na formacao continuada, 18
Classe de alfabetizacao: espaco solidario e politico de
pesquisa, 20
A interacao no desenvolvimento de projetos, 23
A Literatura Infantil e Juvenil na alfabetizacao sob a forma de projetos, 26
Livros da Literatura Infantil e Juvenil que dialogam com
os temas transversais e a interdisciplinaridade, 29
Sugestao de trabalho para alfabetizar com texto da Literatura Infantil e Juvenil, 30
A bola do mundo e nossa: futebol, interdisciplinaridade e temas transversais, 30
2 A organizacao do trabalho didatico em alfabetizacao, 39
Planejamento: instrumento de organizacao do trabalho
didatico, 39
Elementos do planejamento e Parametros Curriculares, 43
Organizacao didatica da acao alfabetizadora, 47
A cancao e o plano didatico, 51
Sugestao de trabalho para alfabetizar com texto do genero cancao, 55
Sopa: rimas, ritmos e brincadeiras em meio a reflexoes metalinguisticas, sistematizacoes e intervencoes
pedagogicas, 55
3 Concepcoes de linguagem e metodos de alfabetizacao:
entre opcoes politicas, 63
Concepcoes de linguagem na alfabetizacao, 63
Alfabetizacao: metodos tradicionais sinteticos, 66
Alfabetizacao: metodos globais e analiticos, 68
Abordagens interacionistas e aspectos discursivos da alfabetizacao, 73
Receita culinaria e metodos de alfabetizacao: entre sabores e saberes, 77
Sugestao de trabalho para alfabetizar com textos do genero receita culinaria, 78
Um dois, feijao com arroz: o saboroso encontro de culturas, palavras, quantidades, medidas, listas, ingredientes, instrucoes, alfabetizacao e culinaria, 78
4 Consciencia fonologica e formacao sociopolitica do professor, 87
O alfabetizador e a identificacao de fonemas, 87
Fonemas, grafemas e silabas, 90
Consciencia fonologica, 93
Formacao sociopolitica do alfabetizador, 96
Trava-linguas: trabalhando a consciencia fonologica, 101
Sugestoes de trabalho para alfabetizar com trava-linguas, 102
Desafio de trava-linguas: trabalhando a consciencia fonologica em jogos com palavras provindas da tradicao
oral, 102
Referencias, 111
ISBN9788532648945
Dimensoes13.7cm x 21.0cm x 0.8cm
IdiomaPortugues
Edicao1
NrPaginas120

especificação

AutorFabiano Moraes,
EditoraEditora Vozes
Entre afetos e alfabetos, 11
1 O professor-pesquisador e os projetos em alfabetização
na formação inicial e continuada, 15
Formação inicial e continuada: o estágio e a ação docente
como prática social, 15
A pesquisa no estágio e na formação continuada, 18
Classe de alfabetização: espaço solidário e político de
pesquisa, 20
A interação no desenvolvimento de projetos, 23
A Literatura Infantil e Juvenil na alfabetização sob a forma de projetos, 26
Livros da Literatura Infantil e Juvenil que dialogam com
os temas transversais e a interdisciplinaridade, 29
Sugestão de trabalho para alfabetizar com texto da Literatura Infantil e Juvenil, 30
A bola do mundo é nossa: futebol, interdisciplinaridade e temas transversais, 30
2 A organização do trabalho didático em alfabetização, 39
Planejamento: instrumento de organização do trabalho
didático, 39
Elementos do planejamento e Parâmetros Curriculares, 43
Organização didática da ação alfabetizadora, 47
A canção e o plano didático, 51
Sugestão de trabalho para alfabetizar com texto do gênero canção, 55
Sopa: rimas, ritmos e brincadeiras em meio a reflexões metalinguísticas, sistematizações e intervenções
pedagógicas, 55
3 Concepções de linguagem e métodos de alfabetização:
entre opções políticas, 63
Concepções de linguagem na alfabetização, 63
Alfabetização: métodos tradicionais sintéticos, 66
Alfabetização: métodos globais e analíticos, 68
Abordagens interacionistas e aspectos discursivos da alfabetização, 73
Receita culinária e métodos de alfabetização: entre sabores e saberes, 77
Sugestão de trabalho para alfabetizar com textos do gênero receita culinária, 78
Um dois, feijão com arroz: o saboroso encontro de culturas, palavras, quantidades, medidas, listas, ingredientes, instruções, alfabetização e culinária, 78
4 Consciência fonológica e formação sociopolítica do professor, 87
O alfabetizador e a identificação de fonemas, 87
Fonemas, grafemas e sílabas, 90
Consciência fonológica, 93
Formação sociopolítica do alfabetizador, 96
Trava-línguas: trabalhando a consciência fonológica, 101
Sugestões de trabalho para alfabetizar com trava-línguas, 102
Desafio de trava-línguas: trabalhando a consciência fonológica em jogos com palavras provindas da tradição
oral, 102
Referências, 111

Avaliações do Produto

Dúvidas dos consumidores

Quem viu, viu também