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A reprodução

Referência: 8532665632
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Resumo

Em A reprodução, Bourdieu e Passeron analisam o sistema de ensino francês do final da década de 1960,sistematizando e descrevendo os mecanismos pelos quais a violência simbólica é exercida pela instituição escolar e seus agentes que, em geral, ignoram que contribuem para legitimá-la socialmente. Apesar de o estudo referir-se ao sistema de ensino francês, há elementos em comum em relação ao caso brasileiro, bem como a pertinência de grande parte das proposições teóricas.
Especificações
Sumario
Sumario Apresentacao (Nadia Gaiofatto Goncalves), 9 Prefacio, 13 Livro 1. Fundamentos de uma teoria da violencia simbolica, 19 Livro 2. A manutencao da ordem, 99 Capitulo 1. Capital cultural e comunicacao pedagogica, 101 Desigualdades ante a selecao e desigualdades de selecao, 103 Da logica do sistema a logica de suas transformacoes, 130 Capitulo 2. Tradicao erudita e conservacao social, 147 Autoridade pedagogica e autoridade da linguagem, 149 Linguagem e relacao com a linguagem, 158 Conversacao e conservacao, 173 Capitulo 3. Eliminacao e selecao, 185 O exame na estrutura e na historia do sistema de ensino, 169 Exame e eliminacao sem exame, 203 Selecao tecnica e selecao social, 221 Capitulo 4. A dependencia pela independencia, 227 As funcoes particulares do “interesse geral”, 230 A indiferenciacao das funcoes e a indiferenca as diferencas, 240 A funcao ideologica do sistema de ensino, 250 Apendice – A evolucao da estrutura das oportunidades de acesso ao ensino superior: deformacao ou translacao?, 275 Indice de temas e de nomes, 291
ISBN
9788532665638
Dimensoes
13.7cm x 21.0cm x 1.5cm
Idioma
por
Edicao
1
NrPaginas
304
Ano
2023
especificação
Autor
Jean-Claude Passeron, Pierre Bourdieu,

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