SINOPSE
Um livro desenvolvido especialmente para pais e educadores que se interessam em ampliar o potencial de raciocínio da criança e do adolescente, através de exercícios lúdicos. A partir do instinto de curiosidade que toda criança tem, pode-se trabalhar essas atividades, aliás é justamente ele, o estímulo principal para promover não apenas a clareza de raciocínio, mas também a criatividade.
ver maisSumário
Apresentação, 15
Prefácio, 19
Introdução, 23
Parte I
O desenvolvimento do pensamento, 25
Análise histórica do pensamento lógico, 31
O desenvolvimento do raciocínio lógico na criança, segundo Piaget, 37
Os Blocos Lógicos como instrumento para a estimulação do raciocínio lógico, 47
Parte II
Os Blocos Lógicos, 51
Emprego dos Blocos Lógicos nas diferentes fases, 53
Sugestões de atividades, 56
1. Jogo do caracol, 56
2. Jogo de classificação em diferentes espaços, 57
3. Jogo da adivinhação, 59
4. Jogo com dado de cores correspondentes àquelas dos Blocos Lógicos, 60
5. Jogo do rabo da pipa – I, 61
6. Jogo do rabo da pipa – II, 62
7. Jogo de análise da forma, 62
8. Jogo de classificação pelo critério forma, 64
9. Jogo dos conectivos lógicos, 65
10. Jogo de variação com formas, 66
11. Jogo de classificação por tamanho, com uma cor, 66
12. Jogo de classificação por tamanho, com várias cores, 68
13. Jogo de classificação por tamanho, com dado, 69
14. Jogo de classificação por espessura, com uma cor, 69
15. Jogo de classificação por espessura, com várias cores, 70
16. Jogo de classificação por espessura, com dado, 71
17. Jogo de classificação com dois dados, 71
18. Jogo de classificação com três dados, 72
19. Jogo de classificação com quatro dados, 72
20. Jogos com cartões de atributos, 73
21. Jogo com tabela de atributos-análise, 74
22. Jogo com tabela de atributos-síntese, 75
23. Jogo de cópia, 75
24. Jogo de sequência lógica por cor, 76
25. Jogo de sequência lógica por forma, 77
26. Jogo de sequência lógica por tamanho, 78
27. Jogo de sequência lógica por espessura, 78
28. Jogo de sequência lógica com um atributo e quantidades, 78
29. Jogo de sequência lógica por forma e espessura, 79
30. Jogo de sequência lógica por cor e tamanho, 79
31. Jogo de dominó com, pelo menos, uma diferença, 79
32. Jogo de dominó com, pelo menos, duas diferenças, 80
33. Jogo de dominó com, pelo menos, três diferenças, 81
34. Jogo de dominó com, pelo menos, quatro diferenças, 81
35. Jogo de dominó com apenas uma diferença, 82
36. Jogo de dominó com apenas duas diferenças, 83
37. Jogo de dominó com apenas três diferenças, 83
38. Jogo de dominó com apenas quatro diferenças, 83
39. Jogo de dominó com alternância no número de diferenças, 84
40. Jogo de dominó com o número de diferenças determinado pelo dado, 84
41. Jogo de dominó com semelhança, 84
42. Jogo de dominó em duas direções, 84
43. Jogo de bingo com figuras, 85
44. Jogo de bingo com atributos, 86
45. Jogo de elaboração de linguagem com quantificadores, 88
46. Jogo de análise de quantificadores entre equipes, 88
47. Jogo de construção de agrupamento com pistas de quantificadores – I, 89
48. Jogo de construção de agrupamento com pistas de quantificadores – II, 90
49. Jogo de análise de quantificadores, 90
50. Jogo de constatação da inclusão de classes, 91
51. Jogo de análise da inclusão de classes, 92
52. Jogo de análise de atributos em comum – I, 93
53. Jogo de análise de atributos em comum – II, 93
54. Jogo de organização dos blocos, 94
55. Jogo de colocação de peças em matriz, 95
56. Jogo de matriz com cartões de tamanho, 98
57. Jogo de matriz com cartões de espessura, 99
58. Jogo de matriz com cartões de forma na margem horizontal, 100
59. Jogo de matriz com cartões de cor, 101
60. Jogo de matriz de seis por oito quadros,102
61. Jogo de matriz de três por dezesseis quadros, 103
62. Jogo de matriz com dupla entrada, 103
63. Jogo de matriz com dupla entrada e quatro atributos – I, 104
64. Jogo de matriz com dupla entrada e quatro atributos – II, 105
65. Jogo do mico, 105
66. Jogo de matriz determinada pelos encontros (peças colocadas), 106
67. Jogo de matriz indeterminada, 107
68. Jogo de matriz indeterminada com posicionamento aleatório das cartelas de atributos, 107
69. Jogo da corrida de passos, 108
70. Jogo da árvore com classificação por cor e forma, 109
71. Jogo da árvore com classificação por forma e cor, 110
72. Jogo da árvore com classificação por cor, forma e tamanho, 111
73. Jogo da árvore com classificação por forma, cor e tamanho, 112
74. Jogo da árvore com classificação por cor, forma, espessura e tamanho, 113
75. Jogo de esconde-esconde na árvore, 114
76. Jogo da árvore sem cartelas de atributos, 115
77. Jogo pedindo blocos, 115
78. Jogo do detetive, 117
79. Jogo do detetive com negação, 118
80. Jogo de análise negativa ou dos atributos que uma peça não tem, 119
81. Jogo com negação e dado de cores, 119
82. Jogo com negação e dado de formas, 120
83. Jogo com negação e dado de tamanhos, 121
84. Jogo com negação e dado de espessuras, 121
85. Jogo de várias negações com dados, 121
86. Jogo de negação com cartelas, 122
87. Jogo das deduções, 123
88. Jogo do “o que é, o que é”, 125
89. Jogo da árvore com negação de espessura, cor, tamanho e forma, 126
90. Jogo da árvore com negação de cor, forma, tamanho e espessura, 127
91. Jogo da árvore com ordens ocultas, 128
92. Jogo de matriz com negação, 128
93. Jogo afirmativo de intersecção (Diagrama de Venn) com dois aros, 130
94.
ver maisEspecificações
ISBN
9788532634474Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 1.2cmIdioma
PortuguêsEdição
3Número de páginas
216Ano
2011Autor
Ursula Marianne Simons,