SINOPSE
Este é um manual teórico-prático para programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Em seu conteúdo teórico atualiza os principais conceitos da área, com ênfase na centralidade da Competência Social. Com relação à prática, orienta o diagnóstico, planejamento e condução de programas de THS, tanto em formato grupal como individual.
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PARTE I – BASE CONCEITUAL, 17
1. HABILIDADES SOCIAIS, 19
Habilidades Sociais enquanto campo teórico-prático, 19
Habilidades Sociais enquanto conceito, 21
Definição de Habilidades Sociais, 24
Classes e subclasses de Habilidades Sociais, 25
Portfólio Geral de Habilidades Sociais, 27
Habilidades Sociais básicas, 31
Habilidades Sociais: topografia e funcionalidade, 31
Sobre a aprendizagem de Habilidades Sociais, 34
2. COMPETÊNCIA SOCIAL, 37
Definição de Competência Social, 37
Competência Social: comportamentos encobertos e manifestos, 38
Critérios de avaliação da Competência Social, 40
Dimensão ética e critério básico de Competência Social, 43
Competência Social e reciprocidade nas trocas, 46
Requisitos da Competência Social, 48
Habilidades Sociais e variabilidade comportamental, 50
Automonitoria, 53
Conhecimento e autoconhecimento, 59
Ética e valores de convivência, 62
3. TAREFAS INTERPESSOAIS E PRÁTICAS CULTURAIS, 67
O conceito de tarefa interpessoal, 67
Habilidades Sociais e papéis sociais, 69
Deficits de Habilidades Sociais, 72
Competência Social e práticas culturais, 73
4. PROGRAMAS E MÉTODO VIVENCIAL, 77
Correlatos positivos do bom repertório de Habilidades Sociais, 78
Problemas associados a deficits em Habilidades Sociais, 79
Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS), 80
Aplicações e clientelas de programas de THS, 81
Programas de Habilidades Sociais no atendimento individual, 84
Sobre o Método Vivencial, 85
O que é vivência?, 87
Vivências análogas e simbólicas, 88
PARTE II – ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA, 93
5. SOBRE A AVALIAÇÃO, 95
Avaliação inicial: por que e o que avaliar, 95
Como avaliar, 97
Avaliação de processo, 100
Avaliação continuada, 101
Avaliação final, 102
Sobre as devolutivas, 103
Avaliação de acompanhamento (follow-up), 103
A avaliação da generalização, 103
6. SOBRE TÉCNICAS, PROCEDIMENTOS E RECURSOS ASSOCIADOS A VIVÊNCIAS, 105
Principais técnicas e procedimentos, 106
Detalhando algumas técnicas e procedimentos, 109
Sobre as Tarefas Interpessoais de Casa, 109
Sobre o uso de recursos multimídia, 112
Sobre as atividades instrucionais, 113
7. COMO PROMOVER OS REQUISITOS DA COMPETÊNCIA SOCIAL, 115
Variabilidade de Habilidades Sociais, 115
Automonitoria e análise de contingências, 116
Conhecimento do ambiente social, 118
Valores de convivência, 120
Autoconhecimento, 121
PARTE III – PLANEJAMENTO E CONDUÇÃO DA PRÁTICA, 123
8. PLANEJANDO UM PROGRAMA DE HABILIDADES
SOCIAIS ORIENTADO PARA A COMPETÊNCIA SOCIAL, 125
Estrutura dos programas vivenciais de THS, 126
Número de participantes e suas características, 126
Ambiente físico, 128
Contrato inicial, 128
Duração do programa e sessões, 129
Participação de coterapeuta, 129
Definição dos objetivos do programa, 130
Distribuição dos objetivos em sessões do programa, 132
Planejamento de cada sessão, 135
A questão da generalização, 137
Do planejamento à condução, 137
9. CONDUZINDO PROGRAMAS DE HABILIDADES
SOCIAIS ORIENTADOS PARA A COMPETÊNCIA SOCIAL, 139
Conduzindo vivências, 139
Conduzindo Tarefa Interpessoal de Casa (TIC), 142
Organizando e conduzindo as sessões grupais do programa, 143
Sessões iniciais, 145
Sessões intermediárias, 153
Sessões finais, 156
Caso ilustrativo de THS em formato grupal, 158
Organizando e conduzindo THS no atendimento
individual, 161
Como usar vivências no atendimento individual, 162
Uso de outras técnicas, procedimentos e recursos, 163
Caso ilustrativo de THS em formato individual, 165
Análise final do terapeuta, 167
10. VIVÊNCIAS E OUTRAS ATIVIDADES PARA PROGRAMAS
DE HABILIDADES SOCIAIS, 169
Vivências de início e término de sessão, 170
1. Crachás extensos, 170
2. Elogio é bom e eu gosto, 170
3. Observando, 171
4. Dançando conforme a música, 171
5. Contato visual, 172
6. Grupo afetivo, 172
7. No papel do outro, 173
8. O bem é bom, 173
9. Olhando onde pisa, 173
10. Expressando afeto, 174
Vivências para a fase central da sessão, 174
11. Automonitorando, 174
12. Autoavaliação, 175
13. Autoconhecimento, 177
14. Lidando com preocupação e estresse, 179
15. O jogo do silêncio, 183
16. Praticando o feedback, 185
17. Fazer amizade, 190
18. Falando sem falar, 193
19. O que meu colega contou, 195
20. Direitos e deveres, 197
21. Resolvendo problemas interpessoais, 201
22. Nunca igual, 207
23. Valores nas interações sociais, 209
24. A história de Joana, 212
25. Vamos conhecer Pedrinho, 220
26. O que podemos aprender com os gansos?, 228
27. Tá frio, tá quente, 231
Exemplos de exercícios de análise e prática, 234
28. Optando pela empatia, 234
29. Praticando respostas assertivas, 238
REFERÊNCIAS, 243
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ISBN
9788532655271Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 1.2cmIdioma
PortuguêsEdição
1Número de páginas
256Ano
2017Autor
Zilda A.P. Del Prette, Almir Del Prette,
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