FRETE GRATIS em compras acima de R$150! Aproveite

SelosLivrosVozesAssuntosPsicologiaCompetência social e habilidades sociais

Competência social e habilidades sociais

Referência: 8532655270
R$ 75,60
Em até 3x de R$ 25,20

Frete e prazo de entrega

SINOPSE

Este é um manual teórico-prático para programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Em seu conteúdo teórico atualiza os principais conceitos da área, com ênfase na centralidade da Competência Social. Com relação à prática, orienta o diagnóstico, planejamento e condução de programas de THS, tanto em formato grupal como individual.
ver mais

Sumário

PARTE I – BASE CONCEITUAL, 17 1. HABILIDADES SOCIAIS, 19 Habilidades Sociais enquanto campo teórico-prático, 19 Habilidades Sociais enquanto conceito, 21 Definição de Habilidades Sociais, 24 Classes e subclasses de Habilidades Sociais, 25 Portfólio Geral de Habilidades Sociais, 27 Habilidades Sociais básicas, 31 Habilidades Sociais: topografia e funcionalidade, 31 Sobre a aprendizagem de Habilidades Sociais, 34 2. COMPETÊNCIA SOCIAL, 37 Definição de Competência Social, 37 Competência Social: comportamentos encobertos e manifestos, 38 Critérios de avaliação da Competência Social, 40 Dimensão ética e critério básico de Competência Social, 43 Competência Social e reciprocidade nas trocas, 46 Requisitos da Competência Social, 48 Habilidades Sociais e variabilidade comportamental, 50 Automonitoria, 53 Conhecimento e autoconhecimento, 59 Ética e valores de convivência, 62 3. TAREFAS INTERPESSOAIS E PRÁTICAS CULTURAIS, 67 O conceito de tarefa interpessoal, 67 Habilidades Sociais e papéis sociais, 69 Deficits de Habilidades Sociais, 72 Competência Social e práticas culturais, 73 4. PROGRAMAS E MÉTODO VIVENCIAL, 77 Correlatos positivos do bom repertório de Habilidades Sociais, 78 Problemas associados a deficits em Habilidades Sociais, 79 Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS), 80 Aplicações e clientelas de programas de THS, 81 Programas de Habilidades Sociais no atendimento individual, 84 Sobre o Método Vivencial, 85 O que é vivência?, 87 Vivências análogas e simbólicas, 88 PARTE II – ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA, 93 5. SOBRE A AVALIAÇÃO, 95 Avaliação inicial: por que e o que avaliar, 95 Como avaliar, 97 Avaliação de processo, 100 Avaliação continuada, 101 Avaliação final, 102 Sobre as devolutivas, 103 Avaliação de acompanhamento (follow-up), 103 A avaliação da generalização, 103 6. SOBRE TÉCNICAS, PROCEDIMENTOS E RECURSOS ASSOCIADOS A VIVÊNCIAS, 105 Principais técnicas e procedimentos, 106 Detalhando algumas técnicas e procedimentos, 109 Sobre as Tarefas Interpessoais de Casa, 109 Sobre o uso de recursos multimídia, 112 Sobre as atividades instrucionais, 113 7. COMO PROMOVER OS REQUISITOS DA COMPETÊNCIA SOCIAL, 115 Variabilidade de Habilidades Sociais, 115 Automonitoria e análise de contingências, 116 Conhecimento do ambiente social, 118 Valores de convivência, 120 Autoconhecimento, 121 PARTE III – PLANEJAMENTO E CONDUÇÃO DA PRÁTICA, 123 8. PLANEJANDO UM PROGRAMA DE HABILIDADES SOCIAIS ORIENTADO PARA A COMPETÊNCIA SOCIAL, 125 Estrutura dos programas vivenciais de THS, 126 Número de participantes e suas características, 126 Ambiente físico, 128 Contrato inicial, 128 Duração do programa e sessões, 129 Participação de coterapeuta, 129 Definição dos objetivos do programa, 130 Distribuição dos objetivos em sessões do programa, 132 Planejamento de cada sessão, 135 A questão da generalização, 137 Do planejamento à condução, 137 9. CONDUZINDO PROGRAMAS DE HABILIDADES SOCIAIS ORIENTADOS PARA A COMPETÊNCIA SOCIAL, 139 Conduzindo vivências, 139 Conduzindo Tarefa Interpessoal de Casa (TIC), 142 Organizando e conduzindo as sessões grupais do programa, 143 Sessões iniciais, 145 Sessões intermediárias, 153 Sessões finais, 156 Caso ilustrativo de THS em formato grupal, 158 Organizando e conduzindo THS no atendimento individual, 161 Como usar vivências no atendimento individual, 162 Uso de outras técnicas, procedimentos e recursos, 163 Caso ilustrativo de THS em formato individual, 165 Análise final do terapeuta, 167 10. VIVÊNCIAS E OUTRAS ATIVIDADES PARA PROGRAMAS DE HABILIDADES SOCIAIS, 169 Vivências de início e término de sessão, 170 1. Crachás extensos, 170 2. Elogio é bom e eu gosto, 170 3. Observando, 171 4. Dançando conforme a música, 171 5. Contato visual, 172 6. Grupo afetivo, 172 7. No papel do outro, 173 8. O bem é bom, 173 9. Olhando onde pisa, 173 10. Expressando afeto, 174 Vivências para a fase central da sessão, 174 11. Automonitorando, 174 12. Autoavaliação, 175 13. Autoconhecimento, 177 14. Lidando com preocupação e estresse, 179 15. O jogo do silêncio, 183 16. Praticando o feedback, 185 17. Fazer amizade, 190 18. Falando sem falar, 193 19. O que meu colega contou, 195 20. Direitos e deveres, 197 21. Resolvendo problemas interpessoais, 201 22. Nunca igual, 207 23. Valores nas interações sociais, 209 24. A história de Joana, 212 25. Vamos conhecer Pedrinho, 220 26. O que podemos aprender com os gansos?, 228 27. Tá frio, tá quente, 231 Exemplos de exercícios de análise e prática, 234 28. Optando pela empatia, 234 29. Praticando respostas assertivas, 238 REFERÊNCIAS, 243
ver mais

Especificações

ISBN
9788532655271
Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 1.2cm
Idioma
Português
Edição
1
Número de páginas
256
Ano
2017
Autor
Zilda A.P. Del Prette, Almir Del Prette,

Mais ofertas para você

Avaliações

Avaliações

Carregando…
Nenhuma avaliação