Buscar

Meu Carrinho ()

Finalizar Compra Continuar Comprando

Conceitos de educacao em Paulo Freire

Por: R$ 57,30ou X de

Comprar
Adicionar ao carrinho

Calcule o frete e prazo de entrega.

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Compartilhe:

Aproveite e Compre Junto

Detalhes do produto

Especificações

SumarioPrefacio, 11
Apresentacao, 17
Glossario de conceitos
relativos a educacao sob a
otica de Paulo Freire, 21
Abordagem critica, 31
Absolutizacao da
ignorancia, 31
Abstracao, 32
Acao antidialogica, 33
Acao extensionista, 34
Acao libertadora, 34
Acoes terroristas, 35
Acomodacao, 36
Acriticidade, 36
Adaptar, 37
Admirar, 37
Agente da mudanca, 37
Ahistorico, 38
Ajustamento, 38
Alfabetizacao, 38
Alfabetizacao critica, 40
Alfabetizacao e
educacao, 41
Alienacao, 42
Alienacao da
ignorancia, 42
Amor, 43
Analfabetismo e
injustica, 43
Anestesia historica, 44
Antidialogo, 44
Aprender, 45
Aprendizagem, 46
Assistencialismo, 46
Ativismo, 47
Ato comprometido, 48
Atos de ensinar e de
aprender, 48
Atoslimites, 48
Autodesvalia, 49
Autonomia, 49
Autoritarismo e licenciosidade, 50
Avaliacao pedagogica, 50
Bom professor, 51
Capacitacao tecnica, 52
Cidadania, 52
Circulo de cultura, 53
Codificacao pedagogica, 54
Coerencia, 54
Compreensao amorosa
da vida, 55
Compromisso, 56
Compromisso
profissional, 56
Comunicacao, 57
Comunicado, 58
Comunicar, 58
Condicionamento, 59
Conhecer, 59
Conhecimento, 59
Conhecimento novo, 60
Conquista, 61
Consciencia bancaria, 61
Consciencia critica, 62
Consciencia do mundo, 62
Consciencia ingenua, 63
Consciencia intransitiva, 63
Consciencia magica, 64
Consciencia transitiva, 64
Conteudo programatico, 65
Coragem, 66
Criticidade, 66
Criticidade vesga, 66
Cultura, 67
Curiosidade, 68
Curiosidade
epistemologica, 69
Curriculo, 70
Decisao, 71
Deposito, 71
Desesperanca, 71
Diabolizar, 72
Dialogacao, 72
Dialogismo, 72
Dialogo, 73
Dialogo pedagogico, 74
Diretividade, 75
Diretividade e
educacao, 76
Disciplina, 77
Disciplina, autoridade e
liberdade, 78
Discriminacao, 79
Disponibilidade, 80
Distanciarse, 80
Dodiscencia, 81
Domesticacao alienante, 81
Dominador, 82
Doxa, 82
Educacao, 83
Educacao bancaria, 83
Educacao como
prioridade, 84
Educacao da esperanca, 85
Educacao desinibidora, 86
Educacao em direitos
humanos, 86
Educacao imposta, 88
Educacao libertadora, 88
Educacao permanente, 91
Educacao popular, 91
Educacao
problematizadora, 91
Educacao verbosa, 93
Educador democratico, 93
Educadoreducando, 94
Educador progressista, 94
Educador reacionario, 95
Educarse, 96
Engajamento, 97
Ensinar, 97
Ensinar e aprender, 98
Ensinar e pesquisar, 99
Entendimento
dialetico, 100
Erro, 100
Escola alegre e leve, 102
Escrever gostoso, 102
Escutar, 103
Espaco de trabalho, 104
Especialismos estreitos, 105
Esperanca, 105
Estar no mundo, 107
Estetica da linguagem, 107
Etica universal do ser
humano, 108
Evasao e fracasso
escolar, 109
Exilio, 110
Existir, 111
Feminismo, 112
Focalista, 113
Formacao do educador, 113
Fracasso escolar, 114
Futuro, 114
Generosidade do
opressor, 114
Globalizacao, 115
Gramaticoide, 115
Gueticizacao das
minorias, 116
Historia, 117
Homem, 118
Homem como objeto da
acao educativa, 120
Homem como um ser de relacoes, 120
Homem desenraizado, 121
Homem e sua epoca, 121
Homemlata, 122
Homem magico, 122
Homem no mundo, 123
Homem radical, 123
Humanidade, 123
Humanismo, 124
Humildade, 124
Ideologia fatalista, 125
Inedito viavel, 125
Informacaoformacao, 126
Inquietar o orientando, 127
Insercao critica, 127
Integracao, 128
Invasao cultural, 128
Latifundio, 130
Leitura de mundo, 130
Leitura verdadeira, 132
Ler, 132
Ler um texto, 132
Libertacao, 133
Libertacao autentica, 134
Limite, 134
Limites da liberdade, 135
Lingua, 136
Localidade dos
educandos, 137
Logos, 137
Manipulacao, 137
Manutencao do status
quo, 138
Massificacao, 138
Midia, 139
Minoria, 139
Morte da historia, 140
Mudanca, 140
Multiculturalidade, 141
Mundo, 142
Mutismo, 143
Neutralidade, 143
Nitidez politica, 144
Novo saber, 145
Opcao libertadora, 145
Opressor, 146
Oprimido, 146
Palavra, 147
Palavra geradora, 147
Partir do saber, 148
Paulo Freire por ele
mesmo, 148
Pedagogia critica, 149
Pedagogia critica e
radical, 150
Pedagogia do desejo, 150
Pedagogia do oprimido, 152
Pensamento magico, 153
Pensar, 153
Pensar certo, 154
Percepcao parcializada, 154
Persuadir, 155
Pluralidade, 155
Politicidade da
educacao, 156
Pratica educativa, 156
Praxis, 157
Praxis revolucionaria, 158
Prescricao, 159
Problematizacao, 160
Professor autoritario, 161
Quefazer, 162
Racismo, 162
Radicalizacao, 163
Realidade, 164
Receitas, 164
Refazer, 165
Reflexao critica sobre a
pratica, 165
Relacao dialogica, 165
Relacao entre
alfabetizacao e
emancipacao, 166
Relativizacao do saber, 167
Renunciar ao ato
invasor, 167
Resistencia a pratica
bancaria, 168
Respeitar os diferentes
discursos, 168
Revolucao cultural, 169
Sabedoria, 170
Saber, 170
Saber democratico, 171
Saber ingenuo, 171
Saberes e pratica
progressista, 172
Saberse no mundo, 172
Sectarizacao, 172
Ser alienado, 173
Ser de relacoes, 174
Ser dialogico, 174
Ser imerso no mundo, 174
Ser i
ISBN8532633226
Dimensoes12.0cm x 19.5cm x 1.0cm
IdiomaPortugues
Edicao6
NrPaginas200

especificação

EditoraEditora Vozes
Selo EditorialEditora Vozes
AutorRegina Helena Pires de Brito
TemasEducação e Pedagogia
Conceitos de educacao em Paulo Freire surgiu do reconhecimento da amplitude das obras desse grande mestre. O livro e inicio de uma discussao que se pretende tao abrangente quanto os estudos criados pelo autor que lhe da titulo. Um de seus objetivos e dar voz as supostas indagacoes que surgem quando ele e lido. Quer sobretudo, ser um provocador de discussoes; dinamico como a propria sociedade.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos consumidores