FRETE GRATIS em compras acima de R$150! Aproveite

Educação democrática

Referência: 6557138391
R$ 73,50
Em até 2x de R$ 36,75

Frete e prazo de entrega

SINOPSE

Este livro oferece um projeto sistêmico que considera as instituições educacionais como um todo, do ensino fundamental ao ensino superior, e não separa a transformação da educação da sociedade como um todo. Sua ambição é traçar os traços fundamentais de uma educação democrática ainda por vir, e incluí-la plenamente em uma sociedade unida, ecológica e igualitária.
ver mais

Sumário

Sumário Introdução, 9 A educação e seus mundos, 12 Que democratização?, 16 A democratização não pode ser somente escolar, 20 Democracia e educação, 22 Educação ecológica, 25 A educação democrática, as práticas e os princípios, 27 1 Liberdade de pensamento e Universidade Democrática, 33 Liberdades acadêmicas bem frágeis, 38 Defender e estender a laicidade, 41 O imperativo de racionalidade, 47 Ciências sociais, política e democracia, 51 Como reatar com o espírito de Condorcet?, 54 Repensar a emancipação, 56 O direito à reflexão filosófica, 60 A Universidade Democrática, uma instituição realmente autônoma, 64 Um livro comum de saberes, 67 O conhecimento como bem comum mundial, 71 2 A igualdade em educação, 74 Pobreza e educação, 76 As falsas respostas à desigualdade, 80 Por um conhecimento sociológico dos destinos escolares, 81 Agir sobre o quadro econômico, social e cultural das famílias, 84 Políticas de igualdade escolar, 90 Passar da “demografização” à igualização real das condições de educação, 92 Acabar com a segregação social dos estabelecimentos escolares, 95 A igualdade real das condições de aprendizagem, 97 Igualizar as relações de gênero, 101 A igualdade em vez da concorrência, 106 Que pedagogia da igualdade?, 109 Transformar a relação social dos alunos com o saber, 112 O dilema da educação democrática, 115 A igualdade, o sentido e o sujeito do saber, 118 3 Uma cultura comum para a democracia, 123 A cultura comum, a sociologia e a ideia de igualdade, 127 A cultura comum em toda a sua amplitude, 129 Literatura e democracia, 133 A história ao largo, 137 Uma nova coerência antropológica, 140 Saberes pletóricos, 143 Desierarquizar os saberes, 146 A “escola unitária” segundo Gramsci, 152 A luta dos valores, 155 Cultura legítima, cultura plural, 156 4 Em busca de uma pedagogia instituinte, 158 A lição inacabada de Durkheim, 161 Experiências revolucionárias, 169 A “pedagogia popular” de Freinet e a cooperação pelo trabalho, 173 A revolução institucional em pedagogia, 179 Contra a anarquia dos indivíduos, contra a monarquia do mestre, 186 Os fundamentos democráticos da autoridade em pedagogia, 190 A imaginação pedagógica, 194 Política e pedagogia, 197 5 O autogoverno das instituições de saber, 201 Um soberanismo educacional contestado, 205 Os três modelos de democracia escolar, 210 Maio de 1968 ou o meio-fracasso da autogestão na escola, 214 Realizações autogestionárias posteriores, 219 Uma longa história em pontilhado, 222 Um governo democrático de estabelecimento, 225 Os efeitos do autogoverno, 231 Repensar o espaço e o tempo da escola, 234 Comum educacional local e federação das instituições de saber, 237 Conclusão – O desejo de saber e a experiência do comum, 243 Um desejo compartilhado de saber, 245 A experiência do comum educacional, 247 Referências, 251
ver mais

Especificações

ISBN
9786557138397
Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 1.3cm
Idioma
Português
Edição
1
Número de páginas
272
Ano
2023
Autor
Francis Vergne, Christian Laval,

Mais ofertas para você

Avaliações

Avaliações

Carregando…
Carregando avaliações…