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Experiência e pensamento franciscano

Na presente obra, Experiência e pensamento franciscano – Aurora de uma nova civilização, tem-se como ponto de partida elucidar a experiência originária de Francisco de Assis e dos seus primeiros companheiros, no discipulado de Jesus Cristo pobre, humilde e crucificado. O pensamento da Escola Franciscana nasce da experiência de encontro com a pessoa de Jesus Cristo, que viveu totalmente descentrado de si mesmo, em plena comunhão com Deus e com todas as criaturas. Na abordagem de temas filosóficos, teológicos, antropológicos, pedagógicos e éticos de mestres da Escola Franciscana medieval, pretende-se chamar a atenção para a relevância atual e profética dessa experiência-pensamento na construção e realização do sonho de uma nova fraternidade humana e cósmica. A experiência e pensamento franciscano é caminho de superação das crises que nos afligem na atualidade e aurora de uma nova civilização.

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Resumo

Sumário

Ficha técnica

Especificações

SumarioApresentacao, 9
Introducao, 11
I. Experiencia originaria e pensamento franciscano, 15
1 Experiencia e pensamento franciscano, 15
2 A conversao de Sao francisco ao Evangelho, 17
3 Sao Francisco, o inspirador de novas ordens religiosas, 19
4 Perfil humano e espiritual de Sao Francisco, 22
4.1 Pobreza e liberdade, 23
4.2 A sublime humildade, 27
4.3 Atitude de amor, cuidado e servico, 29
4.4 A cortesia cavaleiresca, 31
4.5 A perfeita alegria franciscana, 33
5 Relacao afetuosa de francisco com as criaturas, 36
6 O Cantico das Criaturas, 40
II. Contemplacao de Deus no Itinerarium mentis in Deum, de
Sao Boaventura, 45
1 Sobre a vida e escritos de Boaventura, 45
2 A obra Itinerarium mentis in Deum, 47
2.1 A existencia humana como itinerarium, 47
2.2 O itinerario da mens em Deus, 50
2.3 O itinerario da existencia in Deum, 51
3 Os tres estagios de ascensao a Deus, 53
3.1 A contemplacao de Deus fora de nos: nos vestigios, 55
3.2 A contemplacao de Deus nas potencialidades da alma humana, 58
3.3 A contemplacao de Deus acima de nos: Ser e Sumo Bem, 60
4 Possibilidades e limites da cognoscibilidade de Deus, 62
III. A criacao do universo na visao de Boaventura e Joao Duns
Escoto, 69
1 Origem e finalidade da criacao na visao de Boaventura, 69
2 A criacao e a encarnacao do Filho de Deus segundo Duns Escoto, 73
2.1 A contingencia do criado e da vontade criadora, 74
2.2 A criacao em vista da encarnacao do Filho de Deus, 76
IV. A dimensao relacional do ser humano na perspectiva
franciscana, 81
1 O que e o ser humano?, 81
2 A antropologia relacional de Boaventura, 83
2.1 A complexidade do ser humano: corpo-alma-espirito, 84
2.2 A pessoa: uma individualidade em relacao, 88
3 Elementos da antropologia de Joao Duns Escoto, 91
3.1 Relacao entre vontade e intelecto, 92
3.2 A essencia da liberdade humana, 93
3.3 A singularidade de cada pessoa: a haecceitas, 97
4 A valorizacao do individuo no nominalismo de Ockham, 101
V. Proposta franciscana de educacao para uma nova civilizacao, 105
1 Sao Francisco e a questao dos estudos na ordem, 105
2 Concepcao franciscana de educacao, 108
2.1 Educacao para a liberdade e a consciencia critica, 111
2.2 Educacao para a sabedoria, 113
2.3 Necessidade de um novo paradigma educacional na atualidade, 114
2.4 Proposta franciscana de educacao humanizada do Papa Francisco, 117
VI. Lideranca servidora na perspectiva franciscana, 121
1 Compreensoes equivocadas de lideranca, 121
2 A verdadeira arte de liderar pessoas, 123
3 Lideranca servidora franciscana, 127
4 Liderar e construir pontes para uma nova civilizacao, 131
VII. Crises da Modernidade e etica franciscana para uma nova
civilizacao, 133
1 Crises da Modernidade e Pos-modernidade, 133
1.1 As crises etica e social, 136
1.2 A crise ecologica, 138
2 Etica franciscana para uma nova civilizacao, 140
2.1 Habitar a casa do amor e da liberdade, 140
2.2 Etica e responsabilidade socioambiental, 143
2.3 Etica da compaixao e do encontro eu-tu-nos, 147
2.4 Etica franciscana da fraternidade universal, 151
VIII. Conclusao, 157
Referencias, 161
ISBN9786557133965
Dimensoes13.7cm x 21.0cm x 0.8cm
Edicao1
NrPaginas168

especificação

AutorJoao Mannes, Frei,
Apresentação, 9
Introdução, 11
I. Experiência originária e pensamento franciscano, 15
1 Experiência e pensamento franciscano, 15
2 A conversão de São francisco ao Evangelho, 17
3 São Francisco, o inspirador de novas ordens religiosas, 19
4 Perfil humano e espiritual de São Francisco, 22
4.1 Pobreza e liberdade, 23
4.2 A sublime humildade, 27
4.3 Atitude de amor, cuidado e serviço, 29
4.4 A cortesia cavaleiresca, 31
4.5 A perfeita alegria franciscana, 33
5 Relação afetuosa de francisco com as criaturas, 36
6 O Cântico das Criaturas, 40
II. Contemplação de Deus no Itinerarium mentis in Deum, de
São Boaventura, 45
1 Sobre a vida e escritos de Boaventura, 45
2 A obra Itinerarium mentis in Deum, 47
2.1 A existência humana como itinerarium, 47
2.2 O itinerário da mens em Deus, 50
2.3 O itinerário da existência in Deum, 51
3 Os três estágios de ascensão a Deus, 53
3.1 A contemplação de Deus fora de nós: nos vestígios, 55
3.2 A contemplação de Deus nas potencialidades da alma humana, 58
3.3 A contemplação de Deus acima de nós: Ser e Sumo Bem, 60
4 Possibilidades e limites da cognoscibilidade de Deus, 62
III. A criação do universo na visão de Boaventura e João Duns
Escoto, 69
1 Origem e finalidade da criação na visão de Boaventura, 69
2 A criação e a encarnação do Filho de Deus segundo Duns Escoto, 73
2.1 A contingência do criado e da vontade criadora, 74
2.2 A criação em vista da encarnação do Filho de Deus, 76
IV. A dimensão relacional do ser humano na perspectiva
franciscana, 81
1 O que é o ser humano?, 81
2 A antropologia relacional de Boaventura, 83
2.1 A complexidade do ser humano: corpo-alma-espírito, 84
2.2 A pessoa: uma individualidade em relação, 88
3 Elementos da antropologia de João Duns Escoto, 91
3.1 Relação entre vontade e intelecto, 92
3.2 A essência da liberdade humana, 93
3.3 A singularidade de cada pessoa: a haecceitas, 97
4 A valorização do indivíduo no nominalismo de Ockham, 101
V. Proposta franciscana de educação para uma nova civilização, 105
1 São Francisco e a questão dos estudos na ordem, 105
2 Concepção franciscana de educação, 108
2.1 Educação para a liberdade e a consciência crítica, 111
2.2 Educação para a sabedoria, 113
2.3 Necessidade de um novo paradigma educacional na atualidade, 114
2.4 Proposta franciscana de educação humanizada do Papa Francisco, 117
VI. Liderança servidora na perspectiva franciscana, 121
1 Compreensões equivocadas de liderança, 121
2 A verdadeira arte de liderar pessoas, 123
3 Liderança servidora franciscana, 127
4 Liderar é construir pontes para uma nova civilização, 131
VII. Crises da Modernidade e ética franciscana para uma nova
civilização, 133
1 Crises da Modernidade e Pós-modernidade, 133
1.1 As crises ética e social, 136
1.2 A crise ecológica, 138
2 Ética franciscana para uma nova civilização, 140
2.1 Habitar a casa do amor e da liberdade, 140
2.2 Ética e responsabilidade socioambiental, 143
2.3 Ética da compaixão e do encontro eu-tu-nós, 147
2.4 Ética franciscana da fraternidade universal, 151
VIII. Conclusão, 157
Referências, 161

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