Buscar

Meu Carrinho ()

Finalizar Compra Continuar Comprando

Gestao participativa na escola vol. III

A serie Cadernos de gestao foi desenvolvida para o gestor educacional refletir sobre o seu trabalho. No terceiro volume a autora fala dos processos de melhoria da gestao escolar e a importancia da gestao participativa nesse panorama e na formacao humano social a que a escola se propoe.

De: R$ 34,00Por: R$ 28,90

Preço a vista: R$ 28,90

Economia de R$ 5,10

Comprar
Adicionar ao carrinho

Calcule o frete e prazo de entrega.

Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

Compartilhe:

Aproveite e Compre Junto

Detalhes do produto

Especificações

SumarioApresentacao dos Cadernos de Gestao, 15
Apresentacao deste volume, 19
Introducao, 21
1. Sentido e formas da participacao em processos
de gestao, 29
1.1. Variacoes de significado e alcance da participacao, de acordo com suas expressoes, 31
1.2. Formas de participacao, 35
1.2.1. Participacao como presenca, 36
1.2.2. Participacao como expressao verbal e
discussao de ideias, 38
1.2.3. Participacao como representacao, 41
1.2.4. Participacao como tomada de decisao, 44
1.2.5. Participacao como engajamento, 47
2. Valores, objetivos, principios e dimensoes da
participacao, 49
2.1. Valores orientadores da acao participativa, 50
2.2. Objetivos da participacao como acao
social, 51
2.3. Principios da participacao, 54
2.3.1. A democracia e vivencia social comprometida com o coletivo, 54
2.3.2. A construcao do conhecimento sobre a
realidade escolar e resultado da construcao dessa realidade, 58
2.3.3. A participacao e uma necessidade humana, 61
2.3.4. A participacao implica uma visao global do processo social, 63
2.4. Dimensoes da participacao, 65
2.4.1. Dimensao politica, 65
2.4.2. Dimensao pedagogica, 67
2.4.3. Dimensao tecnica, 68
3. Promocao da gestao escolar participativa, 73
3.1. O espaco da participacao de professores na
vida da escola, 78
3.2. O espaco da participacao dos pais na vida
da escola, 83
3.3. Limitacoes gerais da participacao e condicoes para sua superacao, 86
3.4. Promocao de ambiente participativo, 89
3.4.1. Criacao de uma visao de conjunto associada a uma acao cooperativa, 90
3.4.2. Promocao de um clima de confianca e
reciprocidade, 92
3.4.3. Valorizacao das capacidades e aptidoes
dos participantes, 93
3.4.4. Quebra de arestas e eliminacao de divisoes, 94
3.4.5. Estabelecimento de demanda de trabalho centrada em ideias e nao em individuos, 95
3.4.6. Desenvolvimento da pratica da assuncao de responsabilidades em conjunto, 96
4. O jogo de poder na construcao da cultura escolar, 99
4.1. O exercicio do poder na escola, 103
4.2. Compreensao das relacoes de poder na escola, 106
4.3. Formas de expressao e manifestacao do poder, 107
4.3.1. A expressao de poder de referencia, 107
4.3.2. A expressao de poder de competencia, 111
4.3.3. A pratica do contrapoder na escola, 113
4.4. O carater dialetico das relacoes de poder, 117
4.5. Orientacao aos gestores sobre as relacoes
de ppoder na escola, 119
Referencias bibliograficas, 123
ISBN8532632955
Dimensoes12.0cm x 18.0cm x 0.7cm
IdiomaPortugues
Edicao11
NrPaginas128

especificação

EditoraEditora Vozes
ColecoesCADERNOS DE GESTAO
AutorHeloisa Luck
A serie Cadernos de gestao foi desenvolvida para o gestor educacional refletir sobre o seu trabalho. No terceiro volume a autora fala dos processos de melhoria da gestao escolar e a importancia da gestao participativa nesse panorama e na formacao humano social a que a escola se propoe.

Avaliações do Produto

Dúvidas dos consumidores