SINOPSE
Em qualquer idade nosso cérebro precisa de um pouco de ginástica . Há atividades específicas que são tão benéficas para a mente como é o exercício físico moderado para nosso corpo. Mas não existe atividade melhor do que o jogo, para tornar essa ginástica mental atraente e estimulante.Ginástica mental - 101 jogos para melhorar e reforçar a memória e a atenção é uma proposta para estimular o cérebro de maneira eficaz e divertida por meio de jogos. Com estes é possível cuidar, melhorar e reforçar capacidades cognitivas básicas como a memória, a atenção e o raciocínio.
ver maisSumário
Introdução, 9
Importância do jogo para as pessoas idosas, 10
Estrutura da obra, 13
Nossa memória, 15
Alguns conselhos antes de começar a jogar, 17
Vamos jogar!, 18
1 Jogos de cálculo matemático, 19
1 O sete e meio, 21
2 Exato, 22
3 O aqueduto, 23
4 A pegadinha, 24
5 O erro, 25
6 A parede, 26
7 As séries, 27
2 Jogos de estratégia, 29
8 Jogo da velha, 31
9 OX, 32
10 A última perde, 33
11 Mais varetas, 34
12 Batalha naval, 35
13 Emboscada, 36
14 Nim, 37
15 OXO, 38
16 Cubo, 39
17 Os gatos e o rato, 40
18 A raposa e as galinhas, 41
19 Kono, 42
20 Seega, 43
3 Jogos de memória sensorial ou imediata, 45
21 Ruídos, 47
22 Música aquática, 48
23 Pio, pio, 49
24 Toca-toca, 50
25 Saquinho de areia, 51
26 Sombra chinesa, 52
27 Pregar a cauda no burro, 53
28 Desaparecido, 54
29 Detetives, 55
30 De noite, 56
31 Metades, 57
32 O ladrão, 58
33 Mosaico, 59
34 Que memória!, 60
35 Sem repetir, 61
36 A troca, 62
37 Foto misteriosa, 63
38 As duplas, 64
39 O que você está vendo?, 65
40 Desenhando a várias mãos, 66
41 Meu ambiente, 67
42 O mapa, 68
43 Tem de quicar, 69
44 No ônibus, 70
4 Jogos de observação, 71
45 As nuvens, 73
46 Estou procurando..., 74
47 O tempo, 75
48 Jogo das letras, 76
49 Estou vendo, estou vendo!, 77
5 Jogos de paciência e concentração, 79
50 Quebra-cabeça, 81
51 Puzzle, 82
52 Jogo de paciência, 83
53 O apagador, 84
54 Arquitetos, 85
55 O caracol, 86
56 Nem sim, nem não, 87
57 A letra proibida, 88
58 Vinte, 89
59 Sombra, 90
60 Letras escondidas, 91
61 O intruso, 92
6 Jogos de linguagem, 93
62 Palavras entrelaçadas, 95
63 Palavras raras, 96
64 Quem sou eu?, 97
65 Letra por letra, 98
66 Acróstico, 99
67 Que desordem!, 100
68 Forca, 101
69 O que tenho?, 102
70 Os animais, 103
71 Onde estou?, 104
72 Ontem eu vi..., 105
73 Palavras encadeadas, 106
74 Sopa de nomes, 107
75 Letras combinadas, 108
76 Está frio, está quente, 109
77 A frase oculta, 110
78 Balaio de palavras, 111
79 Versos, 112
80 Conexões, 113
81 Mnemotécnica necessária, 114
82 Frases alfabéticas, 115
83 Adivinhações, 116
84 O gato do ministro, 117
85 Meu papagaio, 118
7 Jogos de memória de longo prazo, 119
86 Desafiando a memória, 121
87 Primeiras recordações, 122
88 Sonhando acordado, 123
89 Fotos de família, 124
90 A lista, 125
91 Viva a chuva!, 126
92 As marionetes, 127
93 O calendário, 128
94 Uma história fantástica, 129
95 Meu diário, 130
96 Avaliação do dia, 131
8 Jogos de azar, 133
97 Bingo, 135
98 A meta, 136
99 Morra, 137
100 Vinte e um, 138
101 Quantas?, 139
ver maisEspecificações
ISBN
9788532651327Dimensão
16.0cm x 23.0cm x 0.7cmIdioma
PortuguêsEdição
1Número de páginas
144Ano
2015Autor
Jorge Batllori Aguila,