SINOPSE
“Que há, portanto, realmente conhecimentos a priori já é algo comprovado. Por certo, há toda uma ciência de meros conceitos puros do entendimento. Mas se levanta a pergunta: como os conhecimentos a priori são possíveis? A ciência que responde essa questão se chama Crítica da razão pura. A filosofia transcendental é a ciência de todos os nossos conhecimentos puros a priori. Normalmente é denominada ontologia. [...] As principais ciências que pertencem à metafísica são a ontologia, a cosmologia e a teologia. [...] A ontologia é uma doutrina elementar pura de todos os nossos conhecimentos a priori. Em outras palavras, ela contém a soma total de todos os conceitos puros que podemos ter a priori de coisas. A cosmologia é a consideração do mundo por meio da razão pura. O mundo consiste no mundo corpóreo ou no mundo da alma. Portanto, a cosmologia contém duas partes. A primeira poderia ser denominada a ciência da natureza corpórea e a segunda parte a ciência da natureza pensante. Há, por essa razão, uma doutrina do corpo e uma doutrina da alma. A física racional [physica rationalis] e a psicologia racional [psychologie rationalis] são ambas partes principais que pertencem à cosmologia metafísica geral. – A última ciência metafísica principal é a teologia racional.” AA XXVIII: 541- 542
ver maisSumário
Estudo Introdutório, 7
Introdução, 83
1) Da Metafísica em geral, 83
2) História da Filosofia, 88
Metafísica, 101
Prolegômenos, 101
1) Ontologia, 104
Do possível e do impossível, 104
Dos juízos sintéticos e analíticos, 107
Do fundamento, 113
Do princípio de razão suficiente, 117
O conceito de essência, 121
Da existência, 122
Da unidade, da verdade e da perfeição, 126
Do necessário e do contingente, 127
Do mutável e do imutável, 129
Do real e do negativo, 131
O singular e o universal, 133
Do todo e da parte, 133
Das grandezas, 135
Do grau da possibilidade, 136
Da substância e do acidente, 137
Da força, 139
Do estado, 140
O que quer dizer agir?, 140
Do simples e do composto, 142
Do espaço e do tempo, 144
Do finito e infinito, 146
Da identidade e da diferença, 148
Da causa e do efeito, 150
Da matéria e da forma, 157
A filosofia transcendental, 158
Da ideia e do ideal, 160
2) Cosmologia, 161
Conceito de mundo, 161
Da progressão e regressão ao infinito, 165
Do destino e do acaso, 167
Do salto e da lei da continuidade, 169
Das partes do universo, 177
Da gênese dos corpos, 181
Da natureza dos corpos, 184
Da perfeição do mundo, 185
Da interação das substâncias, 186
Do natural e do sobrenatural, 191
Dos milagres, 193
3) Psicologia, 199
Conceitos introdutórios, 199
Da classificação geral das faculdades espirituais, 208
Da faculdade sensível de conhecimento em detalhes, 211
Das representações dos sentidos mesmos, 213
Da faculdade superior de conhecimento, 224
Da faculdade de prazer e desprazer, 234
Da faculdade de apetição, 246
Da interação da alma com o corpo, 255
b) A psicologia racional, 260
Visão geral dela, 260
Primeira seção da psicologia racional, 262
Segunda seção da psicologia racional, 272
Terceira seção da psicologia racional, 283
Sobre o estado da alma depois da morte, 290
4) A teologia racional, 313
Conceitos introdutórios, 313
Classificação da teologia, 317
A) a teologia racional pura, 322
a) A teologia transcendental, 322
b) A teologia natural (ou físicoteologia), 346
c) A teologia moral, 360
B) Teologia racional aplicada, 364
a) Da Criação, 364
b) Da conservação e do governo do mundo, 374
c) Do fim último do mundo, 378
ver maisEspecificações
ISBN
9786557132142Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 1.9cmIdioma
PortuguêsEdição
1Número de páginas
384Ano
2021Autor
Immanuel Kant,