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Mito e rito

Nesta obra Julien Ries delineia os elementos fundamentais da antropologia religiosa como novo âmbito do saber. Para encontrar os vestígios que o homo religiosus deixou na história é preciso compreender as modalidades por meio das quais se expressa a tensão da humanidade para o sagrado: em primeiro lugar, os relatos míticos e as práticas rituais. A primeira parte do volume é dedicada à análise do mito entendido como “constante importante e permanente do sagrado”. As modalidades através das quais o mito desempenha a sua função na antropologia religiosa são mostradas através da análise de alguns tipos de relato mítico. Na realidade, porém, mito, rito e sagrado são inseparáveis. É assim que a segunda parte desta obra analisa o rito na vida do homo religiosus

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Resumo

Sumário

Ficha técnica

Especificações

SumarioIntroducao – A dimensao antropologica do sagrado, 9
Primeira parte
O mito
1 Em busca do sentido do mito, 15
I – O sentido do termo grego mythos*, 15
II – O mito como explicacao das origens*, 16
III – Do mitograma ao mito – A primeira grande experiencia do sagrado*, 20
IV – O mito e sua mensagem no comportamento do homem das sociedades
arcaicas*, 23
2 Os mitos cosmogonicos e os mitos da queda, 39
I – Peregrinacao e pensamento mitico*, 39
II – O mito cosmogonico, fundamento de todos os mitos*, 46
III – Mitos da queda*, 51
3 Mito, mitologia, mitografia, 81
I – A antiguidade classica – O mundo grego e romano*, 81
II – A antiguidade crista*, 112
4 Mito, mitologia, mitografia e pensamento moderno, 138
I – Os inicios da mitografia moderna – A pesquisa do seculo xix*, 138
II – Mito e Biblia – A tese de Rudolf Bultmann*, 157
III – Mito e psicanalise*, 174
IV – Mitos, simbolismo e metodo estrutural*, 196
* Neste Sumario, assim como na divisao em capitulos no interior do volume e no Indice geral, os
asteriscos indicam os escritos originais do autor, cuja fonte e explicitada em nota a cada texto e no Indice dos textos originais do presente volume.
5 O mito e o sagrado no pensamento e na vida do homem religioso, 218
I – A pesquisa de Mircea Eliade*, 218
II – O mito, sua linguagem e sua mensagem*, 241
Epilogo – Mitos modernos fundadores de violencia*, 262
Referencias gerais sobre o mito, 273
Segunda parte
O rito
1 Sentido do rito, 281
I – Ritos*, 281
II – O rito e o homem*, 284
III – O rito na vida do homo religiosus*, 288
2 Ritos na vida do homem pre-historico, 293
I – Cultos funerarios arcaicos: o homem de neandertal e do paleolitico
superior*, 293
II – Ritos funerarios do Neolitico*, 295
III – As casas sacralizadas e os santuarios*, 298
IV – O culto das deusas neoliticas*, 300
V – Inscricoes rupestres, menir e culto astral*, 303
VI – As religioes de tradicao oral, hoje*, 306
VII – Mana, totem e tabu*, 309
VIII – A “magia” da caca*, 313
IX – Os primeiros utensilios, o fogo, os ritos*, 315
X – As estruturas do comportamento religioso*, 316
3 Ritos de iniciacao, 320
I – Os ritos de iniciacao e o sagrado*, 320
II – O homem, o rito e a iniciacao segundo Mircea Eliade*, 329
III – Os ritos de iniciacao na vida do homem religioso*, 340
IV – Os ritos de iniciacao a luz da historia das religioes*, 359
4 Ritos e religioes nao cristas, 377
I – Idolatria*, 377
II – A controversia sobre os idolos, a antropologia patristica e as origens da
iconografia crista*, 398
III – A controversia dos ritos*, 416
5 Ritos de bencao e de cura, 426
I – Bencao*, 426
II – Os terapeutas de Alexandria – Filosofia e cura da alma segundo Filon*, 441
III – Os ritos de saude/salvacao nas religioes do passado – Interferencias
historico-religiosas entre saude e salvacao*, 445
6 Ritos, rituais, cultos e peregrinacoes, 461
I – A civilizacao do indo e a religiao pre-vedica*, 461
II – A Oracao de Bema na Igreja de Manes*, 463
III – Tempo sagrado e simbologia ritual da peregrinacao*, 479
7 Morte, imortalidade e culto dos mortos, 484
I – Imortalidade*, 484
II – Vida e sobrevivencia nas civilizacoes orientais – Introducao ao tema de
uma pesquisa*, 540
III – Morte e sobrevivencia segundo as doutrinas de manes*, 546
Epilogo – Uma nova antropologia religiosa fundamental, 563
Indice dos textos originais do presente volume, 583
Indice dos nomes e dos principais lugares, 587
Indice geral, 601
ISBN9788532662705
Dimensoes16.0cm x 23.0cm x 3.0cm
Edicao1
NrPaginas624

especificação

AutorJulien Ries,
Introdução – A dimensão antropológica do sagrado, 9
Primeira parte
O mito
1 Em busca do sentido do mito, 15
I – O sentido do termo grego mythos*, 15
II – O mito como explicação das origens*, 16
III – Do mitograma ao mito – A primeira grande experiência do sagrado*, 20
IV – O mito e sua mensagem no comportamento do homem das sociedades
arcaicas*, 23
2 Os mitos cosmogônicos e os mitos da queda, 39
I – Peregrinação e pensamento mítico*, 39
II – O mito cosmogônico, fundamento de todos os mitos*, 46
III – Mitos da queda*, 51
3 Mito, mitologia, mitografia, 81
I – A antiguidade clássica – O mundo grego e romano*, 81
II – A antiguidade cristã*, 112
4 Mito, mitologia, mitografia e pensamento moderno, 138
I – Os inícios da mitografia moderna – A pesquisa do século xix*, 138
II – Mito e Bíblia – A tese de Rudolf Bultmann*, 157
III – Mito e psicanálise*, 174
IV – Mitos, simbolismo e método estrutural*, 196
* Neste Sumário, assim como na divisão em capítulos no interior do volume e no Índice geral, os
asteriscos indicam os escritos originais do autor, cuja fonte é explicitada em nota a cada texto e no Índice dos textos originais do presente volume.
5 O mito e o sagrado no pensamento e na vida do homem religioso, 218
I – A pesquisa de Mircea Eliade*, 218
II – O mito, sua linguagem e sua mensagem*, 241
Epílogo – Mitos modernos fundadores de violência*, 262
Referências gerais sobre o mito, 273
Segunda parte
O rito
1 Sentido do rito, 281
I – Ritos*, 281
II – O rito e o homem*, 284
III – O rito na vida do homo religiosus*, 288
2 Ritos na vida do homem pré-histórico, 293
I – Cultos funerários arcaicos: o homem de neandertal e do paleolítico
superior*, 293
II – Ritos funerários do Neolítico*, 295
III – As casas sacralizadas e os santuários*, 298
IV – O culto das deusas neolíticas*, 300
V – Inscrições rupestres, menir e culto astral*, 303
VI – As religiões de tradição oral, hoje*, 306
VII – Mana, totem e tabu*, 309
VIII – A “magia” da caça*, 313
IX – Os primeiros utensílios, o fogo, os ritos*, 315
X – As estruturas do comportamento religioso*, 316
3 Ritos de iniciação, 320
I – Os ritos de iniciação e o sagrado*, 320
II – O homem, o rito e a iniciação segundo Mircea Eliade*, 329
III – Os ritos de iniciação na vida do homem religioso*, 340
IV – Os ritos de iniciação à luz da história das religiões*, 359
4 Ritos e religiões não cristãs, 377
I – Idolatria*, 377
II – A controvérsia sobre os ídolos, a antropologia patrística e as origens da
iconografia cristã*, 398
III – A controvérsia dos ritos*, 416
5 Ritos de bênção e de cura, 426
I – Bênção*, 426
II – Os terapeutas de Alexandria – Filosofia e cura da alma segundo Fílon*, 441
III – Os ritos de saúde/salvação nas religiões do passado – Interferências
histórico-religiosas entre saúde e salvação*, 445
6 Ritos, rituais, cultos e peregrinações, 461
I – A civilização do indo e a religião pré-védica*, 461
II – A Oração de Bema na Igreja de Manes*, 463
III – Tempo sagrado e simbologia ritual da peregrinação*, 479
7 Morte, imortalidade e culto dos mortos, 484
I – Imortalidade*, 484
II – Vida e sobrevivência nas civilizações orientais – Introdução ao tema de
uma pesquisa*, 540
III – Morte e sobrevivência segundo as doutrinas de manes*, 546
Epílogo – Uma nova antropologia religiosa fundamental, 563
Índice dos textos originais do presente volume, 583
Índice dos nomes e dos principais lugares, 587
Índice geral, 601

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