SINOPSE
O Projeto de Pesquisa na História é um instrumento essencial para que o historiador tenha em sua mente os caminhos que serão percorridos. O livro orienta alunos e pesquisadores não só na elaboração de um projeto de pesquisa, mas também para desenvolver uma pesquisa em História. Assim, o leitor compreenderá como se faz História hoje, através de um raciocínio lógico pautado em diversos documentos.
ver maisSumário
1. O Projeto de Pesquisa: funções e estrutura fundamental . . . . . . . . . 9
1.1. Por que escrever um Projeto de Pesquisa? . . . . . . . . . . . . . . . 9
1.2. As partes de um Projeto de Pesquisa . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
2. Introdução e Delimitação do Tema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23
2.1. Dois tipos de Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .23
2.2. O “recorte temático” diante de suas motivações sociais e
intradisciplinares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25
2.3. As escolhas que dependem mais diretamente do
pesquisador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34
2.4. Recortando o Tema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .37
2.5. Recorte espácio-temporal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
2.6. Recorte serial e “recorte na fonte” . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .47
2.7. Articulando recortes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .51
3. Revisão Bibliográfica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
3.1. Por que elaborar uma Revisão Bibliográfica? . . . . . . . . . . . 54
3.2. Que livros incluir na Revisão Bibliográfica? . . . . . . . . . . . . 55
3.3. Como organizar a Revisão Bibliográfica . . . . . . . . . . . . . . . 61
3.4. Distinção entre Bibliografia e Fontes . . . . . . . . . . . . . . . . . . 63
4. Justificativa e Objetivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
4.1. Justificativa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
4.2. Objetivos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 75
5. Quadro Teórico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
5.1. Interações e diferenças entre Quadro Teórico
e Metodologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 79
5.2. Elementos para o Quadro Teórico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 85
5.3. O Campo Histórico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94
5.4. Conceitos pertinentes ao campo de estudos ou à
linha de Pesquisa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 101
5.5. Conceitos pertinentes ao recorte temático . . . . . . . . . . . . . 103
5.6. Normas para a elaboração de definições conceituais . . . . . 108
6. Hipóteses . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128
6.1. Hipóteses: sua natureza e importância . . . . . . . . . . . . . . . . .128
6.2. As funções da Hipótese na Pesquisa . . . . . . . . . . . . . . . . . . 137
6.3. A elaboração da Hipótese . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156
6.4. A Hipótese em seu momento criador . . . . . . . . . . . . . . . . . .180
6.5. Considerações finais: Hipótese Central, Hipóteses
Secundárias e Comentários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .185
Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189
Glossário . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 191
Referências bibliográficas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 227
ver maisEspecificações
ISBN
9788532631824Dimensão
16.0cm x 23.0cm x 1.1cmIdioma
PortuguêsEdição
10Número de páginas
240Ano
2014Autor
Jose D Assuncao Barros,
Nenhuma avaliação