SINOPSE
O professor, ainda que um transmissor de conhecimentos teóricos, desenvolve através de seu trabalho, saberes próprios, o que pode ser denominado de racionalidade pedagógica. Este é um livro que busca dar ao leitor a possibilidade de ter um olhar crítico sobre a formação dos professores. Unindo sete ensaios acerca da pedagogia, o texto propõe uma reflexão sobre a teoria e o trabalho desses profissionais.
ver maisSumário
Apresentação, 9
1. Os rumos da educação no mundo globalizado, 11
2. Saberes docentes e autonomia dos professores, 20
Sobre a ação: antropologia cognitiva e ação situada, 21
Por uma epistemologia da prática, 23
3. A prática curricular numa visão interinstitucional, 30
Mapeando o contexto: uma geografia geral, 31
Função social da universidade, 32
Currículo, interdisciplinaridade e interinstitucionalidade, 33
4. A aula e o trabalho docente, 36
A aula, 38
A sala de aula, 40
A prática pedagógica e as crenças dos professores, 43
5. Da relação família-escola: revendo vínculos e reciprocidade, 45
Um olhar sobre a família na sociedade contemporânea, 46
Da relação escola e família, 52
A docência e a família, 54
6. A formação de professor e o curso de pedagogia no Brasil: caminhos e descaminhos na construção da identidade do pedagogo, 57
Formação de professor e o curso de pedagogia: síntese histórica, 57
As principais propostas para as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de pedagogia, 73
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia: breve análise, 79
7. Educar para competências, 86
A teoria do capital humano e o desenvolvimento de competências, 92
O ensino e o desenvolvimento de competências, 95
Referências, 99
ver maisEspecificações
ISBN
9788532634344Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 0.5cmIdioma
PortuguêsEdição
6Número de páginas
104Ano
2013Autor
Casemiro De Medeiros Campos,
Nenhuma avaliação