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Sociedade sem escolas

Nao e possivel discutir a proposta de uma sociedade sem escolas, com todas as suas implicacoes, sem voltar o olhar para esta obra, proposta por Ivan Illich ainda nos anos de 1970. Quase cinco decadas atras, refletia o autor que uma educacao universal seria mais factivel se fosse tentada por outras instituicoes, seguindo o estilo das escolas atuais. Para ele, nem as novas atitudes dos professores em relacao aos alunos, nem a proliferacao de praticas educacionais rigidas ou permissivas (na escola ou no quarto de dormir), nem a tentativa de prolongar a responsabilidade do pedagogo ate absorver a propria existencia de seus alunos vai conseguir a educacao universal. Esta obra, agora reeditada, mantem seu imenso valor ao contribuir com conceitos validos aos que se ocupam dessa pesquisa no campo educacional – e tambem aos que procuram alternativas para outras industrias de servico estabelecidas. Apesar de sua datacao historica, a obra recobra sua atualidade no momento em que nossa sociedade repensa suas praticas e traz novamente a discussao esta importante proposta.

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Especificações

SumarioIntroducao, 7
1 Por que devemos desinstalar a escola, 11
2 Fenomenologia da escola, 40
3 A ritualizacao do progresso, 50
4 O espectro institucional, 71
5 Concordancias irracionais, 86
6 Teias de aprendizagem, 94
7 Renascimento do homem epimeteu, 133
ISBN8532658911
Dimensoes13.7cm x 21.0cm x 0.7cm
Edicao1
NrPaginas152

especificação

EditoraEditora Vozes
AutorIvan Illich
Nao e possivel discutir a proposta de uma sociedade sem escolas, com todas as suas implicacoes, sem voltar o olhar para esta obra, proposta por Ivan Illich ainda nos anos de 1970. Quase cinco decadas atras, refletia o autor que uma educacao universal seria mais factivel se fosse tentada por outras instituicoes, seguindo o estilo das escolas atuais. Para ele, nem as novas atitudes dos professores em relacao aos alunos, nem a proliferacao de praticas educacionais rigidas ou permissivas (na escola ou no quarto de dormir), nem a tentativa de prolongar a responsabilidade do pedagogo ate absorver a propria existencia de seus alunos vai conseguir a educacao universal. Esta obra, agora reeditada, mantem seu imenso valor ao contribuir com conceitos validos aos que se ocupam dessa pesquisa no campo educacional – e tambem aos que procuram alternativas para outras industrias de servico estabelecidas. Apesar de sua datacao historica, a obra recobra sua atualidade no momento em que nossa sociedade repensa suas praticas e traz novamente a discussao esta importante proposta.

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