FRETE GRATIS em compras acima de R$150! Aproveite

LivrosAssuntosEducação e PedagogiaFundamentos da história e filosofia da educação

Fundamentos da história e filosofia da educação

Referência: 8532666876
R$ 72,50
Em até 2x de R$ 36,25

Frete e prazo de entrega

SINOPSE

Visando desenvolver a capacidade crítica dos educadores mediante o conhecimento histórico e filosófico dos processos educacionais, o acadêmico Arnaldo Niskier elaborou este minucioso trabalho de pesquisa, organizado pela jornalista Manoela Ferrari. Ele é um mergulho profundo em conceitos básicos no campo científico da educação, analisando seus fundamentos filosóficos.
ver mais

Sumário

Sumário Prefácio, 11 Introdução, 15 Parte I, 21 1. Ética da educação, 23 2. Filosofia da educação, 27 2.1 A fonte da virtude, 28 Parte II, 31 2. Princípios da educação, 33 2.1 Principais filósofos gregos, 34 2.2 Sócrates e Platão, 35 2.2.1 O discurso educacional, 36 2.2.2 Maiêutica, 37 2.2.3 Teoria da reminiscência, 38 2.2.4 Contexto, 39 2.3 Origem, 40 2.4 Academia, 40 3. Projeto educativo, 43 3.1 Verdade platônica, 44 3.2 Aristóteles e o propósito da educação, 46 3.3 Metafísica, 49 3.4 Ato X potência, 51 4. Tomás de Aquino e o processo educativo, 53 4.1 Ponto de vista pedagógico, 55 4.2 Tratado da prudência, 56 4.3 Competência do sujeito, 58 4.4 Suma teológica, 59 4.5 Transformação pelo conhecimento, 60 4.6 Legado, 61 5. Outros grandes filósofos, 65 5.1 Erasmo de Roterdã (1466-1536), 65 5.1.1 Antropocentrismo, 66 5.1.2 Crítica às escolas, 67 5.1.3 Centro do saber, 68 5.2 Thomas Hobbes (1588-1679), 69 5.2.1 Pioneiro, 70 5.2.2 Principais ideias, 72 5.2.3 Três fases, 73 5.3 René Descartes (1596-1650), 75 5.3.1 Inquietações, 76 5.3.2 Revolução na filosofia, 77 5.3.3 Principais ideias, 78 5.3.4 Racionalismo, 78 5.3.5 As regras do método cartesiano, 80 5.3.6 Cogito, 80 5.4 Jean Jacques Rousseau (1712-1778), 81 5.5 John Dewey (1859-1952), 85 5.5.1 História, 86 5.5.2 Experimentalismo, 87 5.5.3 Escola-laboratório, 87 5.5.4 Liberdade intelectual, 89 5.6 Antônio Gramsci (1891-1937), 90 5.6.1 Escola unitária, 91 5.6.2 Importância da escola, 92 5.6.3 Hegemonia, 93 5.6.4 A mente antes do poder, 94 5.6.5 Acesso dominante, 95 5.6.6 Ensino desinteressado, 96 6. A ciência do raciocínio, 97 Parte III, 99 7. Início do ensino no Brasil, 101 7.1 Primeiros colégios, 102 7.2 José de Anchieta, 104 7.2.1 Expansão, 105 7.2.2 Diversidade, 105 7.3 Expulsão, 107 7.3.1 Consequência imediata, 108 7.4 Primeiras letras, 109 7.5 Nível superior, 111 7.6 Instrução primária e secundária, 113 8. Educar ou ensinar?, 115 Parte IV, 119 9. Ensino no século XIX, 121 9.1 Difusão do ensino público, 122 9.2 Ensino jurídico, 125 9.3 Ensino profissionalizante, 126 9.4 Ensino rural, 128 9.5 Formação do magistério, 130 9.6 Criação da universidade, 132 9.7 Ensino universitário, 133 10. Distrito Federal, 137 10.1 Anísio Teixeira e a Universidade do Distrito Federal (UDF), 138 11. A revolução do ensino, 145 Parte V, 149 12. Filosofia da educação no Brasil, 151 12.1 Reformas, 153 12.2 Educação do povo, 154 12.3 Pioneiros da educação nova, 156 12.4 O baiano Afrânio Peixoto, 158 12.5 Carneiro Leão e a reforma da educação, 159 12.6 Júlio de Mesquita e a Universidade de São Paulo (USP0), 161 12.7 Fernando de Azevedo e a Escola Nova, 163 12.8 A orientação educacional de Edgar Sussekind, 165 12.9 A revolucionária Amanda Álvaro Alberto, 167 12.9.1 O médico e antropólogo Roquette-Pinto, 171 12.9.2 A voz de Cecília Meirelles, 173 12.9.3 O legado de Noemy da Silveira, 175 13. Uma política nacional de Educação, 179 Parte VI, 183 14. O Plano Nacional de Educação, 185 14.1 A Constituição de 1946, 187 15. A Guerra dos 13 Anos, 189 16. A Lei de Diretrizes e Bases, 193 17. Pedagogia do Oprimido, 199 17.1 Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, 201 17.1.2 Coerência, 204 17.2.3 Realidade atual, 205 18. Que educação queremos?, 207 Parte VII, 211 19. Educação é a base, 213 19.1 Dez competências, 217 20. Dialética entre educação e ciência, 221 21. Autonomia, 225 22. Inteligência Emocional, 235 Parte VIII, 237 23. Escola do século XXI, 239 23.1 Protagonismo do aluno, 241 23.2 Investimentos, 242 23.3 Crise de aprendizagem, 245 24. Renda e produtividade, 247 25. Metacognição, 249 25.1 Pedagogia moderna, 251 26. Desafios, 253 27. Autoavaliação, 257 28. O ensino da literatura, 261 29. Matemática, 265 30. Ética religiosa, 271 31. Temas transversais, 273 31.1 Sapiência, 274 31.2 Antropoética, 277 32. Dificuldades de aprendizagem, 285 33. Prioridade, 289 34. Esperança na inovação, 293 34.1 Futuro, 294 35. A cultura da inovação, 299 35.1 Terceira onda, 300 Referências, 305 Biografias, 307
ver mais

Especificações

ISBN
9788532666871
Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 1.5cm
Idioma
Português
Edição
1
Número de páginas
312
Ano
2024
Autor
Arnaldo Niskier,

Mais ofertas para você

Avaliações

Avaliações

Carregando…
Carregando avaliações…