SINOPSE
A pesquisa nas últimas décadas revisou muitas suposições comuns sobre a história de Israel e a construção da Bíblia. Eventos como o êxodo do Egito ou a construção de um templo sob o Rei Salomão não são mais considerados históricos. Isso agrava a questão de como as grandes histórias do Antigo Testamento surgiram e quando se tornaram parte das “sagradas escrituras”. Suposições comuns sobre a coleção dos evangelhos ou das primeiras cartas dos apóstolos também estão sendo postas à prova. Com base no estado atual da pesquisa, o presente livro descreve o longo caminho das primeiras narrativas do antigo Israel aos textos-chave do monoteísmo judaico e do cristianismo primitivo aos livros sagrados das religiões mundiais judaísmo e cristianismo.
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Sumário
Introdução – Dos primeiros textos aos escritos sagrados, 11
1 As bíblias do judaísmo e cristianismo, 19
1.1 O que é “a Bíblia”?, 19
1.2 Bíblia Judaica e Bíblia Cristã, 22
1.3 “Tanak”, “Antigo Testamento” e “Novo Testamento”, 31
1.4 Estruturações do texto bíblico, 37
1.5 A transmissão do texto bíblico, 42
1.6 “Canônico”, “pseudepígrafo”, “apócrifo”, 60
2 Cultura da escrita e produção literária na época do reinado em Israel e
Judá, séculos X a VI a.C., 67
2.1 Os primórdios da Bíblia Hebraica nas perspectivas histórica e
bíblica, 67
2.2 Da religião de culto à religião de livro, 71
2.3 O surgimento da cultura da escrita no Levante, 76
2.4 A literatura da fase inicial do reinado, 95
2.4.1 Os dois reinos: Israel e Judá, 96
2.4.2 As tradições de Jacó, 100
2.4.3 A narrativa sobre Moisés e o êxodo, 102
2.4.4 Salmos da época do reinado, 106
2.4.5 A literatura sapiencial, 112
2.5 A queda de Israel e suas consequências para Judá, 113
2.6 Os primórdios da profecia escrita, 118
2.7 A tradição do direito, 122
2.8 O Deuteronômio como cerne do cânone posterior, 128
3 O judaísmo emergente e os escritos bíblicos nas épocas babilônica e
persa, séculos VI a IV a.C., 135
3.1 Época da narrativa e época dos narradores, 135
3.2 O fim do culto do Templo em Jerusalém e suas consequências, 137
3.3 Produção literária no exílio da Babilônia, 142
3.4 O surgimento do judaísmo e do monoteísmo, 146
3.5 O Segundo Templo e sua literatura, 150
3.5.1 Projetos “teocráticos”: Escrito Sacerdotal e os livros de
Crônicas, 152
3.5.2 Proposições “escatológicas”: textos proféticos e
deuteronomistas, 156
3.5.3 O retardamento da salvação, 158
3.6 A formação da Torá no contexto da autorização persa para o
reinado, 160
3.7 Interpretação da Escritura dentro da própria Bíblia, 165
3.8 Uma nova concepção do ser humano, 169
3.9 O Livro de Jó, 171
4 Escritos e seu uso no judaísmo da época helenístico-romana, séculos III
a.C. a I d.C., 176
4.1 O fim do reinado persa e o surgimento do helenismo, 176
4.2 Literatura apocalíptica de revelação e o projeto bíblico oposto do
Eclesiastes, 178
4.3 A orientação da profecia pela Torá e o término dos Neviim, 182
4.4 Rewritten Bible [Bíblia reescrita], 189
4.4.1 A obra histórica do cronista: Crônicas – Esdras – Neemias, 190
4.4.2 O Livro dos Jubileus e outros textos parabíblicos, 194
4.5 Os escritos do Mar Morto, 195
4.6 O surgimento da Septuaginta, 204
4.6.1 A Carta de Aristeias, 205
4.6.2 Reelaborações judaicas e cristãs, 209
4.7 Os samaritanos e o Pentateuco samaritano, 212
4.8 Fílon de Alexandria, 216
5 Os escritos do judaísmo antigo no cristianismo emergente, séculos I e II, 224
5.1 A validade dos escritos e grupos de escritos normativos de Israel, 224
5.1.1 Referências em textos cristãos primitivos, 227
5.1.2 Aramaico – hebraico – grego, 234
5.2 A perspectiva de Jesus em relação aos escritos de Israel, 237
5.3 A interpretação cristológica da Escritura no cristianismo antigo, 249
5.3.1 As primeiras comunidades em Jerusalém e Antioquia, 249
5.3.2 Afirmações fundamentais da fé cristã no horizonte dos
escritos de Israel, 252
5.4 Os escritos de Israel na história da fase inicial do cristianismo, 260
6 A formação da Bíblia Cristã e o surgimento de mais literatura de
tradição, séculos I a IV, 269
6.1 Judeus e cristãos: “caminhos separados”?, 269
6.1.1 Formação do perfil das comunidades cristãs, 272
6.1.2 Atualização de escritos judaicos por autores cristãos, 275
6.1.3 “Judeus” e “cristãos”, 276
6.2 Visão geral do mundo literário do cristianismo mais antigo, 281
6.2.1 Os 27 escritos do Novo Testamento (50 a 50 d.C.), 281
6.2.2 Textos não canônicos: “Pais apostólicos” e “apócrifos”, 285
6.3 A tradição sobre Jesus e os evangelhos, 290
6.3.1 Paulo e os evangelhos “canônicos”, 290
6.3.2 Outras tradições sobre Jesus e evangelhos “apócrifos”, 298
6.3.3 O surgimento da coletânea dos Quatro Evangelhos, 309
6.4 Coletânea das cartas paulinas e o trabalho de Marcião, 317
6.5 A formação e a organização do corpo textual do Novo
Testamento, 325
6.6 A Bíblia Cristã do Antigo e Novo testamentos, 328
7 A formação da Bíblia Judaica e o surgimento da Mixná e do Talmude,
séculos I a VI, 335
7.1 O término da terceira parte do cânone, “Ketuvim”, 335
7.2 A formação de uma lista de livros completa, 342
7.3 O Talmude como discurso sobre a práxis correta, 346
7.4 Duas diásporas?, 350
7.5 Discussões judaico-cristãs sobre as Sagradas Escrituras, 351
8 Sobre a história da repercussão das bíblias Judaica e Cristã, 354
8.1 Traduções e sua divulgação, 354
8.2 Tradições de traduções cristãs da Bíblia, 357
8.3 Uma árvore amplamente ramificada: A Bíblia no judaísmo, 360
8.4 Via moderna: a Bíblia nas Igrejas do Ocidente, 367
8.5 A Bíblia na teologia e piedade orientais, 375
8.6 Outras abordagens da Bíblia, 377
Anexo, 389
Agradecimentos, 389
Referências, 391
Literatura, 391
1 As bíblias do judaísmo e cristianismo, 392
2 Cultura da escrita e produção literária na época do reinado em
Israel e Judá, séculos X a VI a.C., 396
3 O judaísmo emergent
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ISBN
9786557138717Dimensão
16.0cm x 23.0cm x 2.2cmIdioma
PortuguêsEdição
1Número de páginas
472Ano
2023Autor
Jens Schroter, Konrad Schmid,
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