SINOPSE
Envolve a técnica de aplicação do teste do desenho - House, Tree, Person (HTP) - de John Buck e formas sistematizadas de interpretação do desenho, possibilitando um pronto diagnóstico da personalidade do testado.
Sumário
INTRODUÇÃO, 11
PRIMEIRA PARTE: A importância do Teste do Desenho
como Instrumento de Diagnóstico Psicológico, 13
I. Notícia histórica, 13
II.O teste do desenho como instrumento de determinação
do nível mental, 14
III. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico
da personalidade, 16
SEGUNDA PARTE: Técnica de Aplicação do Desenho para
Diagnóstico da Personalidade e Normas de Interpretação, 29
A. Material para aplicação do teste, 29
B. Técnica de administração do teste, 29
C. Interpretação de alguns aspectos gerais do desenho, 38
I. Localização no papel, 38
II. Pressão no desenhar, 40
III. Caracterização do traço, 41
IV. Simetria do desenho, 42
V. Detalhes no desenho, 42
VI. Movimentos nos desenhos, 43
VII. Tamanho da figura, 44
VIII. Uso da borracha, 45
IX. Riscar o papel, 45
D. Normas para interpretação do desenho da casa, 45
I. Teto, 45
II. Telha, 47
III. Paredes, 47
IV. Porta, 47
V. Fechaduras ou dobradiças, 48
VI. Janelas, 49
VII. Cortinas ou postigos ou persianas, 50
VIII. Chaminé, 50
IX. Perspectiva da casa, 52
X. Linha representativa do solo, 53
XI. Acessórios do desenho da casa, 53
E. Normas para interpretação do desenho da árvore, 55
I. Interpretação geral do desenho da árvore, 56
II. Tronco, 58
III. Raiz, 63
IV. Copa, 65
V. Flores, 70
VI. Galhos ou ramos, 71
VII. Folhas, 76
VIII. Frutos, 76
IX. Outros acessórios, 76
X. Impressão de conjunto da árvore, 77
XI. Idade atribuída à árvore, 79
XII. Árvore apresentada como morta, 80
F. Normas para interpretação de aspectos gerais do
desenho da figura humana, 81
I. Proporção entre os desenhos feitos, 81
II. Posição da figura desenhada, 82
III. Transparência nas figuras, 83
IV. Figuras cabalísticas, 83
V. Figuras grotescas, 83
VI. Figura não inteira, 83
VII. Sucessão das partes desenhadas, 84
G. Normas para interpretação específica de cada parte da
figura humana desenhada, 85
I. Cabeça, 85
II. Rosto, 86
III. Olhos, 86
IV. Sobrancelhas e pestanas, 87
V. Cabelos, 88
VI. Bigode e barba, 89
VII. Óculos, 90
VIII. Nariz, 90
IX. Boca, 91
X. Orelhas, 92
XI. Queixo, 93
XII. Pescoço, 93
XIII. Ombros, 94
XIV. Costelas, 94
XV. Braços, 95
XVI. Mãos, 96
XVII. Dedos, 97
XVIII. Unhas, 98
XIX. Anéis nos dedos, 98
XX. Cintura, 98
XXI. Pernas, 98
XXII. Pés, 99
XXIII. Tronco, 100
XXIV. Roupas, 101
XXV. Colarinho, 101
XXVI. Cinto e calças, 102
XXVII. Elementos acessórios, 102
XXVIII. Nus, 103
H. O desenho da família, 103
I. Objetivos, 103
II. Dados a se registrar, na aplicação do teste, 103
III. Normas para interpretação do desenho da família, 104
IV. Normas para interpretação dos traços do desenho da
família, 104
I. Causas encontradas por Emanuel F. Hammer, 106
J. Alguns comentários de Ada. Abraham sobre as técnicas
de interpretação do desenho da figura humana de
Machover e Buck, 106
K. Significação das cores, 107
I. Quanto à variação, 107
II.Quanto à intensidade e frequência no uso das cores, 108
III. Simbolismo quanto à disposição das cores, 109
BIBLIOGRAFIA, 110
ver maisEspecificações
ISBN
9788532601780Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 0.5cmIdioma
PortuguêsEdição
47Número de páginas
112Ano
2014Autor
Dinah Martins De Souza Campos,
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