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LivrosAssuntosPsicologiaO teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade

O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade

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SINOPSE

Envolve a técnica de aplicação do teste do desenho - House, Tree, Person (HTP) - de John Buck e formas sistematizadas de interpretação do desenho, possibilitando um pronto diagnóstico da personalidade do testado.

Sumário

INTRODUÇÃO, 11 PRIMEIRA PARTE: A importância do Teste do Desenho como Instrumento de Diagnóstico Psicológico, 13 I. Notícia histórica, 13 II.O teste do desenho como instrumento de determinação do nível mental, 14 III. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade, 16 SEGUNDA PARTE: Técnica de Aplicação do Desenho para Diagnóstico da Personalidade e Normas de Interpretação, 29 A. Material para aplicação do teste, 29 B. Técnica de administração do teste, 29 C. Interpretação de alguns aspectos gerais do desenho, 38 I. Localização no papel, 38 II. Pressão no desenhar, 40 III. Caracterização do traço, 41 IV. Simetria do desenho, 42 V. Detalhes no desenho, 42 VI. Movimentos nos desenhos, 43 VII. Tamanho da figura, 44 VIII. Uso da borracha, 45 IX. Riscar o papel, 45 D. Normas para interpretação do desenho da casa, 45 I. Teto, 45 II. Telha, 47 III. Paredes, 47 IV. Porta, 47 V. Fechaduras ou dobradiças, 48 VI. Janelas, 49 VII. Cortinas ou postigos ou persianas, 50 VIII. Chaminé, 50 IX. Perspectiva da casa, 52 X. Linha representativa do solo, 53 XI. Acessórios do desenho da casa, 53 E. Normas para interpretação do desenho da árvore, 55 I. Interpretação geral do desenho da árvore, 56 II. Tronco, 58 III. Raiz, 63 IV. Copa, 65 V. Flores, 70 VI. Galhos ou ramos, 71 VII. Folhas, 76 VIII. Frutos, 76 IX. Outros acessórios, 76 X. Impressão de conjunto da árvore, 77 XI. Idade atribuída à árvore, 79 XII. Árvore apresentada como morta, 80 F. Normas para interpretação de aspectos gerais do desenho da figura humana, 81 I. Proporção entre os desenhos feitos, 81 II. Posição da figura desenhada, 82 III. Transparência nas figuras, 83 IV. Figuras cabalísticas, 83 V. Figuras grotescas, 83 VI. Figura não inteira, 83 VII. Sucessão das partes desenhadas, 84 G. Normas para interpretação específica de cada parte da figura humana desenhada, 85 I. Cabeça, 85 II. Rosto, 86 III. Olhos, 86 IV. Sobrancelhas e pestanas, 87 V. Cabelos, 88 VI. Bigode e barba, 89 VII. Óculos, 90 VIII. Nariz, 90 IX. Boca, 91 X. Orelhas, 92 XI. Queixo, 93 XII. Pescoço, 93 XIII. Ombros, 94 XIV. Costelas, 94 XV. Braços, 95 XVI. Mãos, 96 XVII. Dedos, 97 XVIII. Unhas, 98 XIX. Anéis nos dedos, 98 XX. Cintura, 98 XXI. Pernas, 98 XXII. Pés, 99 XXIII. Tronco, 100 XXIV. Roupas, 101 XXV. Colarinho, 101 XXVI. Cinto e calças, 102 XXVII. Elementos acessórios, 102 XXVIII. Nus, 103 H. O desenho da família, 103 I. Objetivos, 103 II. Dados a se registrar, na aplicação do teste, 103 III. Normas para interpretação do desenho da família, 104 IV. Normas para interpretação dos traços do desenho da família, 104 I. Causas encontradas por Emanuel F. Hammer, 106 J. Alguns comentários de Ada. Abraham sobre as técnicas de interpretação do desenho da figura humana de Machover e Buck, 106 K. Significação das cores, 107 I. Quanto à variação, 107 II.Quanto à intensidade e frequência no uso das cores, 108 III. Simbolismo quanto à disposição das cores, 109 BIBLIOGRAFIA, 110
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Especificações

ISBN
9788532601780
Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 0.5cm
Idioma
Português
Edição
47
Número de páginas
112
Ano
2014
Autor
Dinah Martins De Souza Campos,

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