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LivrosAssuntosEducação e PedagogiaOutros sujeitos, outras pedagogias

Outros sujeitos, outras pedagogias

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SINOPSE

Quando os Sujeitos da ação educativa são Outros as concepções pedagógicas que orientam as práticas da educação escolar ou popular são obrigadas a ser Outras. No sistema escolar, aumenta a consciência de que os educandos(as) são outros. No Estado, suas instituições e políticas aumenta a consciência de que os grupos populares, os trabalhadores do campo e das cidades são Outros, mais organizados, conscientes e exigentes de seus direitos. Em que processos educativos aprenderam e se formaram como outros sujeitos? Trazem Outras Pedagogias para o pensamento educacional? Como reconhecer e incorporar nas práticas da docência e da militância as pedagogias e os processos de sua formação? A história da educação tem reconhecido essas pedagogias? Questões postas pela diversidade de coletivos em movimentos e pelas crianças e adolescentes, jovens e adultos populares que chegam às escolas e às universidades.
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Sumário

As teorias pedagógicas indagadas – A modo de apresentação, 9 Parte I. Que Outros Sujeitos? Que Outras Pedagogias?, 23 1 Outros Sujeitos, Outras Pedagogias, 25 2 Que Outros Sujeitos, que Outras Pedagogias?, 37 3 A produção dos Outros como inexistentes, 49 4 Pedagogias gestadas no padrão de poder/saber, 61 Parte II. Pedagogias da produção do viver, 71 5 Resistências à destruição material de seu viver, 73 6 As pedagogias da vida produtiva, 85 7 A terra: matriz formadora, 93 8 Trabalho: determinação da cultura; cultura: determinação do trabalho, 101 9 Tensos reconhecimentos da diversidade cultural, 109 Parte III. Afirmação de identidades étnicas e raciais, 119 10 Segregados como inferiores porque diferentes, 121 11 Presenças afirmativas das diferenças, 133 12 A afirmação de identidades étnicas e raciais, 151 13 Movimentos sociais e as políticas de ação afirmativa, 163 14 Lutas por autorreconhecimentos, 173 15 A libertação do mito da inferioridade de origem, 185 Parte IV. Pedagogias de desenraizamento e desterritorialização, 199 16 Desenraizados à procura do lugar, 201 17 Ocupar os espaços de conhecimentos, 213 18 Os movimentos sociais repolitizam o direito ao conhecimento, 229 19 Ressignificando os espaços do conhecimento, 243 Parte V. Tensas lutas por direitos no campo do Direito, 257 20 Pressões por serem reconhecidos sujeitos de direitos, 259 21 Resistências aos controles jurídicos, 277 22 Aprendizados sobre o Estado e suas políticas, 289 Parte VI. A repolitização dos princípios de humanidade, cidadania, igualdade, 299 23 Redefinindo os marcos legitimadores das políticas, 301 24 Outros princípios, outros significados, 317 Referências, 335
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Especificações

ISBN
9788532644480
Dimensão
16.0cm x 23.0cm x 1.5cm
Idioma
Português
Edição
2
Número de páginas
336
Ano
2014
Autor
Miguel G. Arroyo,

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