SINOPSE
Neste volume da Série Cadernos de Gestão, Heloísa Lück proporciona aos gestores escolares que orientem sua atenção ao exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar e para que promovam em suas escolas a criação de uma cultura escolar orientada para o compartilhamento de uma liderança marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e proatividade.
ver maisSumário
Apresentação dos Cadernos de Gestão, 13
Apresentação deste volume, 17
Introdução, 25
1. A importância da elucidação de significados, 27
2. Tendências de significação de liderança na
literatura, 28
1. A explicitação do significado de liderança, 33
1.1. Dimensões da liderança expressas em uma
nova adjetivação, 43
1.2. Aspectos relacionados à liderança, 55
2. Teorias sobre liderança, 65
2.1. Teoria dos traços de personalidade, 68
2.2 Teoria de estilos de liderança, 75
2.3. Teoria situacional, 86
2.4. A flexibilidade entre os estilos de
liderança, 90
3. A gestão escolar como prática de liderança, 95
3.1. A relação entre gestão e liderança, 96
3.2. A prática efetiva de liderança no exercício
da gestão escolar, 107
4. O desenvolvimento de competências de
liderança, 121
4.1. O desenvolvimento contínuo de
conhecimentos, habilidades e atitudes de
liderança, 123
4.2. Oportunidades e condições focais para o
desenvolvimento da liderança, 132
Palavras finais, 143
Índice de quadros, 147
Referências bibliográficas, 149
Anexos, 157
ver maisEspecificações
ISBN
9788532636201Dimensão
12.0cm x 18.0cm x 0.7cmIdioma
PortuguêsEdição
9Número de páginas
168Ano
2014Autor
Heloisa Luck,
Nenhuma avaliação