SINOPSE
Primeiro livro de autores brasileiros a estudar o tema específico da Teoria da Comunicação. Na primeira parte apresenta a Epistemologia e as origens históricas da comunicação e, na segunda parte, as correntes teóricas, paradigmas e tendências das Teorias da Comunicação. Indicado para graduação e pós-graduação.
ver maisSumário
Introdução, 7
PARTE I: EPISTEMOLOGIA E ORIGENS HISTÓRICAS DO
FENÔMENO
1. De qual comunicação estamos falando?, 11
Luiz C. Martino
2. Interdisciplinaridade e objeto de estudo da comunicação, 27
Luiz C. Martino
3. O objeto da comunicação/A comunicação como objeto, 39
Vera Veiga França
4. As origens antigas: A comunicação e as civilizações, 61
Antonio Hohlfeldt
5. As origens recentes: os meios de comunicação pelo viés do paradigma da sociedade de massa, 99
Giovandro Marcus Ferreira
PARTE II: CORRENTES TEÓRICAS, PARADIGMAS E TENDÊNCIAS
1. A pesquisa norte-americana, 119
Carlos Alberto Araújo
2. A Escola de Frankfurt, 131
Francisco Rüdiger
3. Os estudos culturais, 151
Ana Carolina Escosteguy
4. O pensamento contemporâneo francês sobre a comunicação, 171
Juremir Machado da Silva
5. Hipóteses contemporâneas de pesquisa em comunicação, 187
Antonio Hohlfeldt
6. A pesquisa em comunicação na América Latina, 241
Christa Berger
7. O ponto de vista semiótico, 279
Irene Machado
ver maisEspecificações
ISBN
9788532626158Dimensão
13.7cm x 21.0cm x 1.4cmIdioma
PortuguêsEdição
15Número de páginas
312Ano
2015Autor
Juremir Machado Da Silva, Francisco Rudiger, Giovandro Marcus Ferreira, Carlos Alberto Araujo, Ana Carolina Escosteguy, Christa Berger, Irene Machado,